Veneza vai proibir navios de cruzeiro acima de 100.000 toneladas

Navio de cruzeiro com 122.000 toneladas de pesoOs navios de cruzeiro de grande porte vão ser permanentemente proibidos de acostarem no centro de Veneza de acordo com as novas regras a serem introduzidas nos próximos quatro anos.

Todos os navios que pesam acima de 100 mil toneladas (o da foto tem 122.000T) terão que usar o porto industrial menos apelativo de Marghera, que está muito mais afastado do famoso Canal de Veneza.

O presidente do Município de Veneza, Luigi Brugnaro, disse que o plano, acordado por uma Comissão governamental italiana, respondeu às exigências dos moradores, empresas turísticas e grupos de preservação do património preocupados com a lagoa e os canais da cidade.

“Queremos que seja claro para a UNESCO e para o mundo inteiro que temos uma solução”, disse Brugnaro após a reunião da comissão governamental. “A decisão tem em conta todos os empregos criados pela indústria turística, que não podíamos perder, e podemos começar a trabalhar seriamente no planeamento de cruzeiros”.

É necessário trabalhar na nova rota antes que esteja pronto para encaminhar os grandes navios de cruzeiro para Marghera, mas espera-se que este seja concluído dentro de quatro anos. Os navios que pesavam mais de 96 mil toneladas foram banidos do canal de Giudecca em 2013 e o número de navios menores foi limitado a cinco por dia, mas essa legislação foi anulada há dois anos atrás. Agora a cidade de Veneza parece decidida a proibir de vez as grandes embarcações do seu centro.

Publicado em Destinos nos temas , .