Turismo atinge maior crescimento desde 2010 no 1º Semestre de 2017

Turistas na Rua Augusta em Lisboa no 1º semestre de 2017Destinos no mundo inteiro receberam 598 milhões de turistas internacionais nos primeiros seis meses de 2017, cerca de 36 milhões mais do que no mesmo período de 2016. O crescimento de 6% ficou bem acima da tendência dos últimos anos, tornando o período do 1º semestre o mais forte desde 2010.

Os números de visitantes reportados nos destinos de todo o mundo reflectem a forte procura por viagens internacionais no primeiro semestre de 2017, de acordo com o último Barómetro Mundial de Turismo da OMT. Em todo o globo, as chegadas de turistas internacionais (com estadia) aumentaram 6% em relação ao mesmo período de seis meses do ano passado, bem acima da tendência sustentada e consistente de crescimento de 4% ou mais desde 2010. Isso representa o semestre mais forte dos últimos 7 anos.

Os resultados são sustentados por um crescimento robusto em muitos destinos e pela continuação da recuperação nos países que sofreram uma diminuição em anos anteriores. Nas regiões que a Organização Mundial de Turismo acompanha, o crescimento foi mais forte no Médio Oriente (+9%), Europa (+8%) e África (+8%), seguido pela Ásia e Pacífico (+6%) e Américas (+3%). A Europa regista assim um crescimento 4 vezes superior ao de 2016 quando cresceu 2%.

A primeira metade do ano geralmente representa cerca de 46% do total de chegadas internacionais anuais, com a segunda metade mais longa em três dias e incluindo os meses de temporada alta do Hemisfério Norte de Julho e Agosto.

Destinos no Mediterrâneo lideram crescimento

Os destinos mediterrânicos relataram um crescimento particularmente forte no primeiro semestre de 2017, como reflectido nos resultados da Europa do Sul e do Mediterrâneo (+12%), do norte da África (+16%) e do Médio Oriente (+9%). Esta tendência é impulsionada pela força contínua de muitos destinos na área, combinada com uma recuperação significativa em destinos que sofreram diminuições nos anos anteriores, como a Turquia, o Egipto e a Tunísia.

Além disso, as chegadas de turistas internacionais em Junho cresceram 8% no norte da Europa, 6% na Europa Ocidental e 4% na Europa Central e de Leste. A África Subsaariana registou mais 4% de chegadas.

As outras regiões do Mundo

O sul da Ásia (+12%) liderou o crescimento na região da Ásia-Pacífico, seguido pela Oceania (+8%) e Sudeste Asiático (+7%), enquanto os resultados no Nordeste da Ásia (+4%) foram mais diversos.

As Américas continuaram a ter resultados positivos na maioria dos destinos. O crescimento foi sólido na América do Sul (+6%), América Central (+5%) e Caraíbas (+4%). Na América do Norte (+2%), os resultados robustos para o México e o Canadá foram parcialmente compensados ​​por uma diminuição nas chegadas aos Estados Unidos, o maior destino da região.

O crescimento das chegadas neste período foi impulsionado pela forte procura nos principais mercados, em particular, o Canadá, a China, a França, a República da Coreia, a Espanha, o Reino Unido e os Estados Unidos, que continuaram a reportar um sólido crescimento nas despesas de saída. Este primeiro semestre também registou uma forte recuperação da procura do Brasil e da Federação Russa após alguns anos de declínio em termos de despesas no exterior.

Publicado em Notícias nos temas .