Cimeira Trump-Kim vai render €500 milhões ao turismo de Singapura

Famoso Skyline da cidade de Singapura numa noite estreladaSingapura ganhou mais de S$760 milhões em publicidade hospedando a histórica cimeira entre os presidentes Donald Trump e Kim Jong-Un, obtendo um retorno 38 vezes mais em turismo, comércio e cobertura mediática.

O jornal Straits Times de Singapura, informou que a cidade-estado gastou cerca de S$15 milhões (o equivalente a perto de 10 milhões de euros) na cimeira, metade dao qual foi em segurança e 25% em custos de comunicação, incluindo um centro de comunicação social internacional que recebeu 2.500 jornalistas.

As imagens de Kim Jong-Un a visitar a área de Marina Bay fizeram as primeiras páginas do mundo, imagens do horizonte de Singapura foram transmitidas por todo o planeta e os hotéis que receberam estes líderes forma também alvo da atenção mundial.

O analista Meltwater registou mais de 20 mil artigos online mencionando o hotel Capella, onde foi realizado o encontro de um dia, enquanto o Shangri-La e o St Regis, que receberam Trump e Kim, respectivamente, forma mencionados em 20% dos artigos online. A pergunta “Onde fica Singapura?” foi das frases mais pesquisadas no Google durante as últimas semanas.

A Meltwater estima que o valor da publicidade, com base nas menções da comunicação social online mundial nos três dias em que os líderes estiveram em Singapura correspondeu a 172 milhões de euros. Adicionando as restantes noticias geradas no período que antecedeu o evento, o valor da publicidade subiu para perto de 500 milhões de euros.

O número provavelmente teria sido maior se o valor das referências na imprensa escrita, televisões e redes sociais fosse também contabilizado. Além da exposição mediática, Singapura encaixou pelo menos S$7.2 milhões (€4.6 milhões) nos três dias da cimeira com base nas receitas do turismo.

O vice-presidente de retalho e marketing da Singapore Polytechnic, Lucas Tok, disse ao Straits Times: “Geralmente, depois de um lugar receber alguma atracção, o número de visitantes tende a subir nos próximos meses”.

Publicado em Destinos nos temas , .