Soria Ministro do Turismo Espanhol e Galant dos Transportes Belga demitem-se

corredorsaida90José Manuel Soria, Ministro do Turismo de Espanha apresentou a sua demissão por estar envolvido no escândalo dos papeis do Panamá. A ministra dos Transportes da Bélgica, Jacqueline Galant, também apresentou a sua renúncia por acusações de ter ignorado e ocultado um relatório da União Europeia sobre a fragilidade de segurança no aeroporto de Bruxelas.

Papéis do Panamá provocam saída do Ministro espanhol do Turismo

José Manuel Soria, anunciou que renuncia ao cargo de Ministro da Industria, Energia e Turismo de Espanha, abandonado totalmente a sua vida politica. Soria deixa assim o ainda actual governo liderado por Mariano Rajoy depois das revelações que o relacionam com os chamados Papéis do Panamá e da sua participação em empresas familiares radicadas em paraísos fiscais.

O ex-Ministro do Turismo assinalou os erros cometidos nos últimos dias em relação às suas explicações de uma actividade privada, que considera antiga e que não tem informações precisas.

Ministra dos Transportes belga renuncia devido à segurança no aeroporto de Bruxelas

Jacqueline Galant, ministra dos Transportes da Bélgica renunciou ao seu cargo após acusações de que terá mentido sobre um relatório crítico sobre a segurança no aeroporto de Bruxelas muito antes do atentado terrorista ocorrido no dia 22 de Março de 2016, quando dois bombistas suicidas fizeram detonar as suas bagagens no Terminal de embarque do aeroporto de Bruxelas, antes de um terceiro ter atingindo uma composição de metro na cidade. Morreram 32 pessoas e o aeroporto foi temporariamente encerrado.

A emissora pública RTBF disse que o primeiro-ministro Charles Michel aceitou o pedido de demissão de Jacqueline Galant. O PM já havia defendido a sua ministra dizendo que o seu gabinete não tinha tido conhecimento de um relatório da União Europeia enviado no ano anterior, criticando a segurança no aeroporto de Bruxelas.

No entanto, os relatórios sugerem que os documentos apresentados na quinta-feira mostraram que o gabinete da ministra Jacqueline Galant foi de facto informado do relatório da UE.

Publicado em Notícias nos temas , , .