Será que namoro da air berlin com easyJet dá casamento?

Companhias Aéreas air berlin e easyJet em namoroA air berlin, segunda maior companhia aérea alemã e que se debate com perdas nos seus resultados, tem estudado a entrada de um novo investidor na sua estrutura accionista. A imprensa alemã dá como certo uma aproximação da transportadora germânica com um eventual pedido de namoro à Low Cost easyJet.

Será que a maior companhia aérea de baixo custo do Reino Unido, easyjet, vai aceitar este casamento e ser uma tábua de salvação para a Air berlin? A 2ª maior companhia de aviação alemã luta há vários anos com perdas e está num programa de reestruturação profundo. Portanto, além do principal accionista árabe Etihad Airways que pela sua parte não deve aumentar mais de 30% na sua participação, neste momento com 29.12%, o envolvimento de um outro investidor seria útil. De acordo com um relatório do jornal Bild, ocorreu uma reunião no inicio deste mês em Luton (sede da easyJet) com representantes de ambas as companhias.

A confirmação para este projecto não existe por parte das empresas em causa. “Nós basicamente não comentamos os rumores de mercado”, disse um porta-voz da air berlin, mediante uma pergunta realizada pelo jornal. Esta resposta foi, mesmo que indirectamente, entendida como uma não negação. Quase idêntica foi a resposta expressa pela easyJet. A companhia aérea britânica de baixo custo não vai comentar sobre o assunto também.

Um dos dotes que a air berlin apresenta, são as lucrativas rotas espanholas e as suas operações a partir do aeroporto de Palma de Maiorca. Para a easyJet esta aliança poderia representar uma aproximação em termos de dimensão e número de passageiros à sua rival irlandesa Ryanair.

Publicado em Low Cost nos temas , .