Ryanair compra 24.9% da companhia área de Niki Lauda: LaudaMotion

Logo da companhia aérea LaudamotionAbriu-se mais um capitulo na já longa história da companhia aérea do antigo corredor de Formula 1 Niki Lauda.  A Ryanair Holdings Plc anunciou a 20 de Março que chegou a acordo vinculativo com Niki Lauda e comprou 24.9% da sua companhia aérea LaudaMotion com intenção de ficar com 75% logo que possível. O objectivo é apoiar e potenciar esta transportadora aérea austríaca com base em Viena.

Segundo o acordo que está sujeito a aprovação por parte das autoridades de concorrência da UE, Niki Lauda será o Presidente do Conselho da companhia aérea e irá supervisionar a implementação da sua estratégia de construir uma companhia aérea low cost na Áustria. A Ryanair irá apoiar financeiramente e providenciar 6 aeronaves em regime de “wet-lease” (cedência de aeronaves com tripulação completa, manutenção e seguros) para a época de Verão 2018 de modo a permitir à LaudaMotion consiga operar com 21 aeronaves.

O custo do investimento de 75% da Ryanair na LaudaMotion deverá ser inferior a 50 milhões de euros, apesar da companhia irlandesa injectar logo à partida 50 milhões de euros no 1º ano de forma a cobrir os custos iniciais de operação. Ambas as partes esperam ter lucros no 3º ano de operações caso o plano de desenvolver a frota para pelo menos 30 Airbus venha a ter sucesso.

A LaudaMotion é detentora de um AOC (certificado de operador aéreo) austríaco, que adquiriu recentemente vários dos activos da antiga companhia aérea Niki, incluindo aeronaves Airbus A320. A companhia aérea austríaca irá brevemente iniciar uma série de operações regulares e charter com origem na Alemanha, Áustria e Suiça, maioritariamente para destinos de lazer na zona do Mediterrâneo.

Publicado em Companhia Aérea nos temas , .