Rússia anula isenção de vistos com Turquia, Turismo desce

Os cidadãos da Turquia e da Rússia podem transitar em ambos os países nas estadias com duração até 30 dias. Mas o Governo Russo vai anular a isenção de vistos a partir do dia 1 de Janeiro de 2016, devido a ameaças terroristas. Entretanto os cidadãos da Rússia que representavam a 2ª nacionalidade mais numerosa nas costas de Antalya desapareceram, e o turismo caiu a pique.

Um acordo bilateral com o regime de isenção de vistos estava em vigor desde Abril de 2010. Qualquer cidadão russo podia permanecer na Turquia sem visto por um período até 30 dias, e o mesmo se aplicava aos cidadãos turcos. Este acordo previa igualmente que o limite de tempo de permanência para várias entradas e saídas durante 6 meses não devia exceder 90 dias.

Pintura a óleo do Bósforo ao anoitecer em Istambul

Bósforo ao anoitecer (Pintura)

Desde o dia 24 de Novembro em que um avião da força aérea russa foi abatido pela Turquia por ter violado o seu espaço territorial, as relações entre os dois países gelaram e assiste-se mesmo a um clima de guerra fria.

Roman Skori, vice-presidente da Rosturism (Agência federal para o turismo da Rússia), afirmou que emitiram instruções a desaconselhar a visita dos seus cidadãos à Turquia, e os principais operadores turísticos como Biblio Globustodas, Pegas Touristik, Natalie tours e Tez Tour levaram o conselho à letra e cancelaram todas as suas operações.

Nesta altura do ano este efeito pode não ser muito significativo, mas se as actuais restrições se mantiverem pode revelar-se num rude golpe neste sector de actividade turco, que recebeu 34 milhões de turistas em 2014, e onde 13% (4.4 milhões) tiveram como origem a Rússia.

Publicado em Destinos nos temas , .