Já foram revelados os 14º Prémios para os Melhores Aeroportos Europeus que se realizam anualmente com a organização da ACI Europe. A cerimónia decorreu no dia 19 de Junho no aeroporto de Bruxelas.
O júri deste ano para os Prémios ACI Europe Best Airport Awards foi constituído por um grupo muito respeitado de especialistas independentes, incluindo a Comissão Europeia, o EUROCONTROL, a Conferência Europeia da Aviação Civil (CEAC) e a European Travel Commission. A ACI Europe conta com mais de 500 aeroportos em 45 países europeus entre os seus membros e a competição deste ano teve um elevado nível de inscrições na competição em cada categoria.
Os prémios abrangem as 4 categorias de tráfego aeroportuário e têm como objectivo reconhecer o sucesso em actividades essenciais como atendimento ao cliente, instalações, comércio, segurança, relações com a comunidade e consciencialização e operações ambientais.
Categoria Menos de 5 milhões de passageiros
O primeiro prémio, reconhecendo os aeroportos na categoria “menos de 5 milhões de passageiros”, foi para o Aeroporto de Tallinn pela sua ambiciosa expansão em larga escala e reconstrução da área do lado aéreo sem grandes interrupções operacionais. O júri ficou muito impressionado com o novo ponto de verificação de segurança de pré-voo do aeroporto, permitindo duplicar a capacidade nos horários de pico. Eles notaram o melhor acesso ao aeroporto com a construção de uma linha directa de eléctrico a partir do centro da cidade. Também valorizaram a cooperação próxima do aeroporto com as companhias aéreas e outras partes interessadas, como o Conselho de Turismo da Estónia, para promover o país como um destino turístico. O aeroporto de Turim também foi altamente elogiado nesta categoria.
Categoria 5 a 10 milhões de passageiros
Os vencedores conjuntos da categoria “5-10 milhões de passageiros” foram o Aeroporto de Bristol e o Aeroporto de Sevilha.
O Aeroporto de Bristol foi seleccionado pelos seus investimentos contínuos em infraestrutura, formação de pessoal e aumento de ligações de transportes públicos. O aeroporto também foi seleccionado para sua nova facilidade de segurança, que melhorou a experiência do passageiro no controle de segurança, permitindo que Bristol atingisse a sua maior pontuação de ASQ para todos os indicadores de segurança. O júri também apreciou a estratégia ambiental em relação à neutralidade do carbono.
O Aeroporto de Sevilha destacou-se pela sua política activa de promover a conectividade e pelo seu projecto “Conectando Sevilha ao Mundo”, onde todos os agentes envolvidos cooperam para desenvolver o tráfego do aeroporto. O aeroporto também foi escolhido pelo júri pelas suas melhorias na segurança, com o aumento de pessoal qualificado e assistência ao passageiro. Os juízes sublinharam a estratégia de comunicação do aeroporto a nível local, nacional e internacional, que efectivamente melhorou e desenvolveu sinergias muito positivas com a sua comunidade.
Categoria 10 a 25 milhões de passageiros
O prémio deste ano na categoria “10-25 milhões de passageiros” foi para o Aeroporto de Hamburgo pelos seus serviços adicionais inovadores para aumentar a experiência do passageiro e o seu compromisso com o meio ambiente (por exemplo, estações de recarga para carros eléctricos e protecção contra abelhas selvagens). O júri destacou a forma como o aeroporto se relaciona com a comunidade, fornecendo um forte apoio às ONGs locais e envolvendo-se com os residentes locais com muita frequência. O investimento significativo do aeroporto na renovação das suas instalações de assistência em escala também foi positivamente observado. O aeroporto altamente recomendado nesta categoria foi o Aeroporto de Praga.
Categoria Mais de 25 milhões de passageiros
Na categoria para aeroportos com “mais de 25 milhões de passageiros”, o prémio ACI Europe Best Airport deste ano foi para o Aeroporto Fiumicino de Roma, também conhecido como Leonardo da Vinci. O aeroporto ganhou elogios dos juízes pelo seu re-design do terminal inteligente e o seu forte foco no desenvolvimento de novos mercados e novas rotas. Isso contribuiu para o fortalecimento da competitividade de Roma como destino turístico. Os investimentos contínuos em infraestrutura foram outro motivo para o reconhecimento. A promoção da cultura local e o uso de tecnologia para melhorar a experiência do passageiro também impressionaram os juízes júri. O aeroporto altamente recomendado nesta categoria foi o aeroporto de Barcelona-El Prat.