Categorias: Companhia Aérea

Robot Pepper é o mais recente assistente da Eva Air nos aeroportos

A companhia aérea EVA Air introduziu tecnologia e diversão nos seus serviços terrestres no Aeroporto Internacional Songshan de Taipé no dia 7 de Dezembro, e no maior Aeroporto Internacional de Taoyuan no dia 8 de Dezembro. O interactivo robot chamado Pepper lê os cartões de embarque e fornece detalhes da partida, informa os passageiros sobre actualizações meteorológicas nos seus destinos e indica promoções especiais duty-free da Eva. O assistente de terra Pepper também joga jogos, agita as mãos, dança e faz poses com os passageiros.

A Eva Air programou o Pepper para disponibilizar serviços de passageiros e colocou actualmente dois robots em operação. Um recebe os passageiros em frente ao balcão de check-in internacional em Songshan, enquanto o outro tornou-se um simpático anfitrião na sala VIP em Taoyuan, colocado entre as salas exclusivas Infinity e Star. Os passageiros podem interagir com o Pepper usando o ecrã sensível ao toque e através de seus olhos.

Este não é um caso isolado na indústria da aviação, a Japan Airlines tem um robot de nome NAO na zona das partidas do aeroporto de Tóquio Haneda a atender os passageiros. E na indústria do turismo há inclusivamente um hotel gerido por robots e mesmo um barman autómato a bordo do Anthem of the Seas, o navio de cruzeiro da Royal Caribbean, que mistura eximiamente 40 tipos de cocktails e recusa gorjetas.

Regressando ao herói da nossa noticia, o Pepper, entende e responde em chinês por enquanto, mas a Eva Air quer dar-lhe conhecimentos de inglês e japonês até o final do mês de Março. Por enquanto os tripulantes de terra podem ficar descansados pois a companhia aérea não planeia usar o robot noutros aeroportos, mas afirma que vai adicionar novas funcionalidades.

Pepper é o resultado de diversas tecnologias integradas. Possui 20 juntas flexíveis e 27 sensores. Tem aproximadamente 121 centímetros de altura e pesa 29 quilos. Além das funções de serviço aos passageiros da Eva Air, o mesmo sistema autómato também está a ser usado por um banco e pelo governo local. A empresa de tecnologia japonesa Softbank Corp. desenvolveu o Pepper e a fábrica de Taiwan Hon Hai Precision Industry Co. produziu-o.

Partilhar
Etiquetas: aeroportotecnologia

Artigos Recentes

Nobu Hotels de Robert de Niro vai abrir hotel em Lisboa

O grupo hoteleiro Nobu Hotels anunciou que irá abrir o seu primeiro hotel em Portugal na Avenida da Liberdade em…

22/05/2023

easyJet abre rota entre Lisboa e Glasgow com dois voos por semana

A easyJet, vai adicionar onze novas rotas à sua rede no Reino Unido para o calendário de Verão IATA de…

06/03/2023

Passatempo Advento de Natal da Agência Abreu

A Agência Abreu está a organizar um passatempo na sua página oficial do Instagram para quem tem planos para viajar…

29/12/2022

Ryanair vai ter nova rota entre o Porto e Shannon na Irlanda

A low cost Ryanair apresentou 2 novos serviços para a região do Mediterrâneo a partir do Aeroporto de Shannon: Nápoles…

28/11/2022

Madeira volta a ter voos diretos para Nova Iorque desde o Funchal

A ilha da Madeira vai voltar a ter voos diretos para Nova Iorque a partir do Funchal. Com um tempo…

20/09/2022

easyJet soma mais 21 rotas e fica 2ª maior companhia aérea em Lisboa

A easyJet vai colocar mais três Airbus A321neo, o maior avião da companhia aérea low cost, na sua base em…

28/07/2022