Primeiro Ministro Grego fala em taxa turística nos hotéis para 2018

Stand da SETE - Confederação de Turismo da GréciaDurante a Assembleia da Confederação de Turismo da Grécia (SETE) que decorreu no dia 12 de Maio, o primeiro ministro Alexis Tsipras anunciou que a taxa turística sobre as estadias em hotéis e aluguer de alojamentos entrará em vigor durante 2018. Tsipras também sublinhou que o turismo vai ser o principal motor de crescimento da Grécia, uma vez que dá emprego a mais de 200 profissões. O primeiro ministro grego também sublinhou que a Grécia continuará a ser um país estável e seguro, apesar das manifestações nalgumas zonas de Atenas.

Pelo contrário, o presidente da Confederação Grega de Turismo (SETE), Andreas Andreadis, disse durante a 24ª Assembleia Geral Anual da SETE em Atenas que a Grécia poderá registar perdas no turismo ao longo dos próximos dois anos.

Ele referiu-se à chamada taxa de ocupação, como uma nova contribuição que era escandalosa e totalmente absurda, acrescentando que seria uma lápide para as empresas de turismo.

O primeiro-ministro grego Alexis Tsipras convidou o presidente da SETE a fazer uma aposta de que o turismo grego este ano chegará a níveis recordes. Tsipras respondendo a Andreadis afirmou: “Vocês não estão no limite, muito pelo contrário, já têm um aumento de 10% nas reservas. Eu aposto que 2016 será mais um ano recorde”.

Para este ano, a previsão inicial da SETE foi positiva, com mais 1.5 milhões de turistas atingindo um total de 25 milhões, mais os 2.5 milhões de passageiros das chegadas de cruzeiros. A estimativa para as receitas do turismo são de 15 mil milhões de euros, um aumento de 800 milhões de euros em comparação com 2015. No entanto, o Sr. Andreadis advertiu que a indústria turística em 2016 não vai alcançar esta meta, mas também ficar baixo dos valores de 2015.

Publicado em Hotéis nos temas .