Praia da Marinha no Algarve: A beleza, o risco da falésia e o arco M

Praia da Marinha junto à água do lado PoenteA praia da Marinha no concelho de Lagoa no Algarve ganhou fama internacional pela sua beleza, devido às peculiares formações rochosas dentro de água, às arribas de cores amarelas e ocres, águas tranquilas e transparentes.

A sua fama espalhou-se pelo Mundo por ter figurado em campanhas promocionais do Algarve e de Portugal, fazendo muitas vezes capa de revistas turísticas da especialidade.

Placa de indicação da praia da Marinha no Algarve

Já no longínquo ano de 1998, a Praia da Marinha recebeu a classificação de Praia Dourada pelo Ministério do Ambiente Português, pela biodiversidade do seu fundo marinho, que alberga inúmeras espécies, algumas em riscos de extinção, como o cavalo-marinho, tornando-a um excelente local para mergulho recreativo.

O Excelente, o Bom e o Mau da Praia da Marinha

Formação rochosa com o arco M na praia da Marinha no Algarve

Arco M na Praia da Marinha

O Excelente, é sem dúvida a sua beleza que se aprecia na sua plenitude desde o cimo das arribas onde se inicia o acesso para a praia. De cima é possível ver as formações rochosas, entre as quais a mais famosa, o arco M, grande parte do areal de cor dourada e o fundo do mar devido às suas águas cristalinas.

Praia da Marinha com o restaurante e bar

Restaurante e bar na praia da Marinha

O Bom, é que a praia da Marinha tem vigilância com nadadores-salvadores durante a época balnear, aluguer de chapéus de sol e espreguiçadeiras, bar/restaurante, parque de estacionamento ordenado, e um acesso fácil ao areal com escadas e caminhos empedrados, ainda que não aconselhável para pessoas com mobilidade reduzida.

As altas falésias da praia da Marinha

As altas falésias da praia da Marinha

O Mau da praia da Marinha é a falta de areia. O areal é muito reduzido, limitando-se a uma estreita faixa de areia de pouco mais de 150 metros, sendo que na época alta é praticamente impossível estender a toalha a partir das 11 horas da manhã. As altas falésias e a estreita faixa do areal fazem com que a permanência na praia assuma um risco elevado pelo eventual desprendimento de blocos de pedra e deslizamento de terra.

O nosso video filmado no mês de Setembro:

A grande afluência de turistas entre Julho e Setembro faz com que o parque de estacionamento seja insuficiente e o aparcamento se efectue nos terrenos anexos, levando à destruição da flora local. Se prefere outras praias mais extensas e sem o perigo das falésias pode visitar a praia Grande em Ferragudo ou a praia da Quinta do Lago.

Publicado em Praias nos temas .