A companhia de cruzeiros de expedição PONANT encomendou mais 2 navios da série EXPLORER. A única linha francesa de navios de cruzeiro está a comemorar os 30 anos e quer consolidar a sua posição como líder mundial de expedições de luxo com uma frota que consistirá em 12 navios até 2021.
Com uma frota de 12 navios, 2.000 membros da tripulação e 460 partidas planeadas para 2021, as viagens da irão abranger todos os mares do mundo. A empresa permanece fiel à sua filosofia de navegar em locais onde outros não se arriscam, oferecendo uma selecção cada vez mais diversificada de itinerários para destinos remotos como a Antárctica, o Árctico, o Alasca, a Amazónia, o Orinoco ou as Ilhas de Kimberley, Papua-Nova Guiné e até o topo do mundo, o Pólo Norte Geográfico e a Passagem do Norte para Este.
A última ordem foi colocada para dois novos navios PONANT EXPLORERS, Le Bellot e Le Surville, cuja entrega está prevista para o primeiro e segundo trimestres de 2020. Como os quatro navios anteriores, a construção destes dois novos navios será confiada ao estaleiro norueguês Vard, parte do Grupo Fincantieri. Os navios terão um tamanho moderado (apenas 92 cabines e suites, cada uma com uma varanda), design sofisticado, tecnologia de ponta e respeito pelo meio ambiente, pois cumprirão o rótulo internacional CLEANSHIP (Bureau Veritas).
Os seis navios PONANT EXPLORERS serão equipados com uma inovação a nível mundial: o Blue Eye. Este salão submarino multi-sensorial, permitirá aos passageiros descobrir e experimentar o mundo subaquático através de duas vigias com a forma de olho de um cetáceo, com vista para o fundo do mar, iluminação subaquática não intrusiva e hidrofones integrados na quilha que retransmitem a sinfonia natural das águas profundas, bem como os sofás Body Listening, oferecendo uma experiência auditiva sensorial única por ressonância corporal.