Piper é o melhor agente canino K9 de aeroporto do Mundo

Cão Piper que patrulha o aeroporto Cherry contra os animais selvagensA Administração Federal de Aviação exigiu ao aeroporto Cherry Capital (Michigan) nos Estados Unidos um plano de gestão da vida selvagem para minimizar os riscos de incidentes por contactos com animais durante as aterragens e descolagens das aeronaves. Então o aeroporto em Michigan decidiu resolver o problema com um agente canino K9.

Embora raro, os cães são um dos métodos mais eficazes de controlo da vida selvagem nos aeroportos. Piper é o nome do Border Collie cuja função é aumentar a segurança, actuando directamente quando se avista algum roedor ou pássaro de maiores dimensões e realizando patrulhas regulares. Ele passa a maior parte do tempo perseguindo pássaros longe das pistas e taxiways.

Os Border Collie são perfeitos para este tipo de trabalho, porque eles são pastores naturais. E o Piper é tão simpático e popular que até já tem direito a um site na internet em Aeroporto K-9

Mas descansem os defensores dos animais que apesar das condições exigentes da tarefa, o Piper tem equipamento próprio como:

  • Botinhas para proteger as patas do calor intenso da pista e parqueamento;
  • Supressores de ruído para as orelhas quando se encontra perto de aviões em funcionamento;
  • Protecção para os olhos que o protegem não só contra os raios ultra-violeta, mas também contra o pó e areia que se levante quando os motores estão em funcionamento;
  • Sistema de localização que permite saber onde se encontra.

O Horário de trabalho do cão Piper é de 4 turnos de 10 horas por semana, com bastantes pausas durante os turnos. Em resumo o percurso de vida e laboral do nosso agente canino K9 é de 7 anos de idade, 2450 pássaros perseguidos, 2447 horas de trabalho e 597 milhas percorridas.

Publicado em Notícias nos temas .