Pilotos processam dono de Companhia por dizer que pilotar é mais fácil que conduzir

Logo da Companhia Aérea Korean AirOs Pilotos da Companhia Aérea Korean Air querem processar o seu presidente Cho Yang-Ho depois de ele ter menosprezado a profissão através de um post nas redes sociais. O sindicato dos pilotos entrou com uma acção Ministério Público da Coreia do Sul por difamação. Tudo começou quando o CEO e Presidente da Korean Air ironizou acerca de uma publicação de um dos pilotos da sua companhia no Facebook justificando a questão da reivindicação do aumento salarial em curso entre a transportadora e o seu sindicato.

Kim Seung Kyu, co-piloto da Korean Air explicou no Facebook as complexidades do trabalho de um comandante numa resposta a dizer que os pilotos não deviam reclamar porque eles têm um salário de nove dígitos e trabalham apenas cem horas mensais.

“Então deixe-me mostrar o que temos de nos preparar para cada voo.” escreveu Kim. Ele disse que os pilotos têm de se apresentar ao trabalho uma hora e 45 minutos antes de cada voo. No entanto, eles têm que começar a preparar-se em casa ou no hotel umas horas antes.

O sindicato da Korean Air está a negociar com a companhia aérea um aumento salarial de 37%, que dará em média um vencimento de 50 milhões de won (moeda da Coreia do Sul), ou seja cerca de 37.500 euros. Cho Yang Ho, em seguida, atacou a publicação dizendo: “A sua publicação é cheia de calão profissional, mas 99% do seu trabalho não é novidade. A aeronave voa em piloto automático, que é mais fácil do que conduzir um carro. Os pilotos são úteis apenas em situações de emergência. Você está apenas a exagerar…. Um cão iria rir.”

Os pilotos de companhias aéreas sul-coreanas Asia Airline, Jin Air, e Jeju Air apoiaram a acção e estão a exigir que o governo toma medidas sobre os comentários.

A nossa honra foi difamada e fomos insultados pelo comentário do presidente Cho”, disse o sindicato, de acordo com o relatório da acusação.

Publicado em Notícias nos temas .