O sindicato dos pilotos SEPLA apresentou formalmente a convocação de uma greve na Air Europa com duração de quatro dias a partir da meia-noite do dia 30 de Julho até às 23 horas e 59 minutos do dia 2 de Agosto, coincidindo com a altura de maior tráfego de passageiros que se deslocam ou retornam das férias de Verão. A iniciativa foi apoiada por 87 por cento dos membros participantes do sindicato.
A greve visa protestar contra as actuais politicas, que segundo o sindicato, incluem:
- Encaminhamento de produção para a filial low cost Aeronova, que está a causar sérios danos tanto profissionalmente como economicamente aos pilotos da Air Europa;
- Perseguição repetida aos pilotos que exigem os seus direitos cumpridos. As sanções e punições variam desde retirar funções dentro das suas competências profissionais ou impedir a sua progressão e promoção legítima;
- Modificação constante e arbitrária da programação da companhia aérea sem aviso atempado que não permite aos pilotos planearem a sua vida pessoal e familiar.
O Sindicato Espanhol dos Pilotos das Linhas Aéreas (SEPLA) pede desculpas a todos os passageiros que possam ser afectados por estas paragens laborais compromete-se a cumprir integralmente com os serviços mínimos decretados a serem fixados por ambas as partes ou em último caso pelo Ministério de Fomento.
Esta greve irá certamente afectar as ligações da Air Europa entre Portugal e Espanha, bem como as ligações da companhia para a América Latina.