Partilha de fotos das férias nas redes sociais aumenta risco de roubo

Foto de partida tirada no aeroporto antes de ir para fériasPublicar fotos de férias e marcar locais turísticos nas redes sociais usando o perfil pessoal coloca 40% dos turistas em risco de serem roubados, segundo revelações de um novo estudo. Segundo uma pesquisa da Companhia de Seguros Admiral, sediada no Reino Unido, os utilizadores das Redes Sociais, podem estar a convidar os ladrões (que usam a tecnologia) para os escolherem como possíveis alvos.

Os dados mostraram que 1 em cada 6 utilizadores das redes sociais, como Facebook, Twitter ou Instagram têm contas totalmente abertas, permitindo que qualquer pessoa acompanhe a sua cronologia. Quase um terço (30%) das pessoas permite a função de check-in online ou marcação de localização enquanto estão ausentes, indicando por exemplo que estão num aeroporto ou em qualquer hotel no estrangeiro.

Como o Facebook, Twitter ou Instagram podem ser usados pelos assaltantes

Mais de um em cada três (40%) publicam fotos nas redes sociais durante as férias, sendo os utilizadores do Instagram os mais propensos a fazê-lo, com 70% das pessoas a publicarem as suas fotografias de lazer.

Um em cada seis utilizadores nunca verificam as suas configurações de privacidade, com os internautas do Facebook a serem os menos propensos a fazê-lo. Quase um terço (30%) também mencionou as futuras férias nas redes sociais, notificando os seguidores de quando vão estar ausentes da sua casa.

Alex Iszatt, um reputado criminologista, tem trabalhado com a companhia de seguros Admiral para ajudar a aumentar a consciencialização em torno da segurança durante as férias. “Se os seus amigos podem ver onde você faz o check-in, os assaltantes também. Os criminosos podem ter uma boa ideia sobre de onde você mora e usar o Google Street View para encontrar o melhor caminho até à sua casa”, afirmou Iszatt.

Conselhos de segurança a ter nas Redes Sociais para quem vai de férias

Os conselhos para quem quer ir de férias descansado e diminuir a probabilidade da sua casa ser assaltada são:

  • Desligar os recursos de partilha de localização;
  • Actualizar as configurações de privacidade e não partilhar nada da sua vida privada com pessoas que não façam parte do grupo chegado de amigos e familiares;
  • Tente não publicar nada a partir do seu destino de férias – é um anúncio claro que a sua casa está sem ninguém;
  • Se pretende realmente publicar as suas fotos, crie um álbum para o efeito e partilhe-o somente com seus amigos e parentes próximos.

Algo tão inocente como tirar um selfie das férias e partilhá-la pode significar um desastre se não tiver cuidado com as redes sociais.

Publicado em Notícias nos temas .