Mais 5,9% Passageiros Executiva em 2014

Tráfego mundial de passageiros a viajar em executiva cresce 5,9% no ano 2014.

Médio Oriente cresce a 2 dígitos e África praticamente mantém.

A International Air Transport Association (IATA) divulgou os resultados de tráfego de passageiros para o ano de 2014 que revelam uma subida global de 5,9% em relação ao ano de 2013. Este desempenho de 2014 foi superior ao crescimento médio dos últimos 10 anos cuja taxa tem sido de 5,6%.

Todas as regiões viram a procura de voos a crescer sendo que mais da metade do crescimento das viagens de passageiros ocorreu em companhias aéreas nos mercados emergentes da Ásia-Pacífico e Oriente Médio.

Nos últimos meses de Outubro a Dezembro do ano transacto o crescimento dos mercado internos tiveram um papel fundamental nesta evolução.

De acordo com a noticia da IATA atingiu-se um recorde de 3,3 biliões de passageiros, mais 170 milhões do que em 2013. Embora se preveja um aumento do número de viagens de avião, nos últimos meses houve um claro abrandamento dos voos.

Mais Passageiros Executiva em 2014

Passageiros Internacionais em 2014

O tráfego internacional de passageiros aumentou 6,1% mas como a capacidade cresceu 6,4% e taxa de ocupação caiu 0,1%, distribuída da seguinte forma por região:

  • Ásia-Pacífico registou um aumento de 5,8% e liderou a procura entre as 3 maiores regiões. No entanto o tráfego estabilizou ao longo do último trimestre;
  • Na Europa subiu 5,7% devido principalmente aos voos das companhias aéreas Low Cost e das registadas na Turquia;
  • América do Norte aumentou 3,1% com destaque para os Estados Unidos que continuam a liderar a procura entre os países mais desenvolvidos;
  • Médio Oriente teve a maior evolução anual do tráfego com 13,0%. As economias da região continuam a mostrar um crescimento robusto e parecem estar a resistir à queda nas receitas do petróleo;
  • América Latina subiu 5,8% apesar da estagnação da economia brasileira;
  • África teve a menor subida com 0,9% com culpas para a Nigéria e África do Sul. O surto de Ebola teve um impacto restrito por estar confinado à Guiné, Libéria e Serra Leoa cujos mercados representam uma proporção muito pequena de tráfego.

Mercado Doméstico

O transporte aéreo doméstico aumentou 5,4% em 2014 liderado pela China e com aumento significativo nos seguintes países:

  1. China;
  2. Rússia;
  3. Brasil;
  4. Estados Unidos.
Publicado em Notícias nos temas , , , .