Hotéis na China querem menos estrelas

Grande parte dos hotéis de luxo procura manter a sua classificação para conseguir novos hospedes, mas na China diversos hotéis querem menos estrelas para reconquistar os seus antigos clientes.

Cartão Hotel na China

Até ao momento 56 unidades de cinco estrelas do país pediram para lhes ser retirada uma estrela, de acordo com o vice-presidente da Associação Nacional de Turismo Chinês (CNTA).

Desde que a nova governação chinesa adoptou uma política de transparência em que anunciou duras medidas contra o enriquecimento ilícito das suas elites, uma vaga de austeridade fez com que os funcionários públicos evitem um nível de vida ostensivo procurando unidades hoteleiras mais modestas.

O Multimilionário Chen Miaolin,  dono das cadeias Jinjiang Hotels e New Century deu ordem para travar imediatamente a expansão de 5 unidades e planeia transformar uma outra num lar de idosos.

A CNTA prevê que a facturação hoteleira na China durante 2013 baixe 25%, especialmente nos estabelecimentos de categorias mais elevados. No 1º semestre do ano passado os hotéis de 5 estrelas tiveram uma quebra de ganhos na ordem dos 14%.

As medidas anti -corrupção parecem ser mais duradouras do que se previa e não dão sinais de abrandar embora ainda não tenham conseguido resolver os problemas do sistema. O declínio nas receitas de restauração e hotelaria tem mostrado que este tipo de negócios na China ainda depende muito dos gastos governamentais.

Publicado em Hotéis nos temas .