Governo Grego do Syriza está contra a instalação de novos hotéis em regime tudo incluído. Alexis Tsipras quer promover o turismo doméstico e apoiar as pequenas e médias empresas do sector.
Planos Turísticos do Governo Grego
O novo governo da Grécia eleito em Janeiro de 2015 tem novos planos para o modelo económico turístico do país
Contra Hotéis Tudo Incluído
O Syriza é contra os resorts em regime de tudo incluído (TI) pois afastam os turistas da economia local ao oferecerem comida, entretenimento e actividades. É de conhecimento publico que muitos destes viajantes nem saem do estabelecimento durante toda a sua estadia, alguns deles desconhecem completamente até a região e país onde se encontram a passar férias.
Segundo a noticia do New York Times, os hotéis TI geram anualmente na Grécia receitas aproximadas de 2.3 mil milhões de euros por ano que representam 13% do total neste sector da economia.
Uma das medidas será também proibir a construção de urbanizações em áreas protegidas e onde o meio ambiente é mais sensível.
Incentivar Pequenos Negócios
Apesar do aumento da chegada de estrangeiros na Grécia, milhares de pequenos negócios debatem-se com enormes dificuldades financeiras tendo levado a inúmeras falências.
Um dos objectivos é reduzir o IVA neste área de actividade, implementando um sistema fiscal mais justo para combater a fraude e evasão fiscal.
Os planos incluem o desenvolvimento do turismo de saúde, ecológico e cultural de forma a combater a sazonalidade e evitar que os picos de afluência no Verão sejam seguidos de quebras acentuadas nas chegadas.
Planos para os Transportes
Medidas previstas para os transportes:
- Implementação de um serviço público de ferry-boat para combater o monopólio em determinadas zonas costeiras;
- Possível reintrodução de uma Companhia Aérea nacional de bandeira;
- Paragem do processo de privatização das propriedades turísticas governamentais.