Depois da euforia, voos comerciais entre Cuba e EUA são cancelados

Voos entre Estados Unidos e Cuba suspensos por excesso de ofertaA euforia dos voos comerciais para Cuba transformou-se agora em desilusão pelo menos para duas companhias aéreas dos EUA. A transportadora da Flórida, a Silver Airways e a Frontier Airlines vão suspender todas as rotas para Cuba nos próximos meses, devido à falta procura.

A Silver Airways, que opera a partir de Fort Lauderdale para todos os nove aeroportos regionais na ilha vai suspender os voos a 22 de Abril. A companhia aérea culpa os outros operadores aéreos de inundarem o mercado com muitas ligações e aeronaves de grandes dimensões, criando uma sobre-capacidade. Os voos da Silver são operados por aeronaves Saab 340 com dois motores turbo-hélice e capacidade para 34 passageiros. Os EUA aprovaram 6 companhias para voarem até Cuba, com capacidade para efectuarem até 60 voos diários para Havana.

A porta-voz Misty Pinson disse que “Não é do melhor interesse da Silver Airways e seus membros da equipa comportarem-se da mesma forma irracional como outras companhias aéreas. No entanto, a Silver continuará a monitorar as rotas de Cuba e considerará retomar o serviço no futuro se o ambiente comercial mudar”.

A Frontier Airlines vai também por fim à sua operação para Cuba em Junho devido às condições de mercado que não se concretizaram e suspenderá os voos diários entre Miami e Havana operados num Airbus A320 no dia 4 de Junho. Os custos em Havana para operar uma aeronave excederam significativamente as nossas premissas iniciais, disse o porta-voz da Frontier, Jim Faulkner.

Também a American Airlines reduziu o número de voos para Cuba e a JeBlue está a operar com aeronaves mais pequenas do que inicialmente previsto.

Publicado em Destinos nos temas , .