Depois do Club Med Fosun compra 5% da Thomas Cook

O conglomerado chinês Fosun comprou 5% do Operador turístico Thomas Cook depois de ter adquirido a totalidade dos resorts de férias Club Med. A aquisição das acções da Thomas Cook foi feita através de sua subsidiária Fidelidade Companhia de Seguros, SA, a maior companhia de seguros em Portugal.

Quem é a Fosun

O grupo Fosun com sede em Xangai foi fundado por 4 recém-licenciados em 1992. Em 2014 foi considerada pela Forbes como a 752ª empresa mais valiosa do Mundo e a 81ª da China.

Em Portugal a empresa chinesa comprou a REN (Rede Energética Nacional), a seguradora Fidelidade (Caixa Seguros) e a Espírito Santo Saúde rebaptizada Luz Saúde.

Nos últimos anos a Fosun tem feito uma série de investimentos na indústria do turismo, tanto no mercado interno chinês como no exterior. Em 2015, a Fosun, juntamente com uma série de parceiros de investimento, adquiriu o Club Med.

A compra de 5% da Thomas Cook

No âmbito da parceria estratégica, e com vista a tornar-se accionista de longo prazo da Thomas Cook, a Fosun comprometeu-se a investir 91.8 milhões de Libras (127.3 milhões de euros) numa emissão de 73.135.777 novas acções representativas de 5% da Companhia, pretendendo ao longo do tempo para comprar mais acções no mercado aberto até cerca de 10% do capital social.

Parceria estratégica

Parceria estrategica Fosun Thomas Cook Club Med

Ao longo dos últimos 40 anos a Thomas Cook criou um portefólio de marcas internacionais de hotéis que oferecem aos hóspedes uma experiência de resort premium a preços acessíveis. Dispõe actualmente de 220 resorts em destinos de sol e praia.
Como parte da parceria estratégica entre a Thomas Cook e Fosun, vão desenvolver a oportunidade de criar uma plataforma de investimento hoteleiro, sob um modelo de parceria.
Em conjunto irão explorar as oportunidades de colaboração de viagens e lazer das empresas na carteira de investimentos da Fosun, incluindo uma cooperação mais estreita com o Club Med, aumentando ainda mais a forte relação existente entre as duas organizações em França e estendê-la a outros mercados europeus.

Thomas Cook (TC) e Fosun também concordaram em explorar várias oportunidades de colaboração a médio prazo para capitalizar o rápido crescimento do mercado chinês no turismo doméstico e internacional, apostando em 3 iniciativas:

  • Desenvolvimento do conceito de marcas de hotéis adaptadas para o mercado de lazer Chinês;
  • Utilização do know-how da TC  para organizar pacotes de viagens para a Europa e Rússia a partir de China;
  • Criação de pacotes turísticos na China para organizar viagens internacionais para os chineses.

A China é o maior mercado emissor do mundo, com uma despesa total de 129 biliões de dólares em 2013. Nos três primeiros trimestres de 2014, as despesas em turismo cresceram 17%. O número total de viagens para o estrangeiro foi estimado em 107 milhões em 2014, representando um crescimento anual de 20%.

Publicado em Notícias nos temas , .