Uzbekistan Airways pesa passageiros antes de embarcarem

A Uzbekistan Airways vai pesar os passageiros antes de embarcarem como medida de segurança. Por enquanto a Companhia Aérea não prevê cobrar qualquer sobretaxa para quem tiver excesso de peso, como já efectuam outras empresas como a Samoa Air.

Procedimento de pesagem dos passageiros na Uzbekistan Airways

O comunicado da Uzbekistan Airways informa que: “A companhia aérea vai realizar o procedimento de pesagem para determinação do peso médio de passageiros com bagagem de mão. De acordo com as regras da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) as companhias aéreas são obrigadas a executar os procedimentos regulares de controlo de peso dos passageiros com bagagem para garantir a segurança de voo.”

Uzbekistan Airways pesa passageiros antes do embarque

Depois de passar o check-in do voo e antes do embarque para o avião, sugerimos-lhe que passe pela máquina de pesagem especial colocada na zona de partida junto ao portão.

Confidencialidade dos dados

Os dados serão mantidos confidenciais já que ao registo de peso apenas será associado o género (masculino ou feminino) e categoria (adulto ou criança).

Em que sentido aumenta a segurança?

O comandante da aeronave tem disponível o peso da carga que o avião transporta pois a bagagem é pesada no check-in. A este valor terá de adicionar o peso dos passageiros e respectiva bagagem de mão que é calculado por estimativa.

O peso total transportado entrará em conta para o cálculo da potência que a aeronave precisa para se deslocar, principalmente nos momentos mais críticos que são a descolagem e aterragem.

Mas se a maioria dos passageiros levar bagagem de mão? E se forem todos obesos? Ou se a maioria sofrer de anorexia?

Mesmo nestas situações limites a probabilidade de algum incidente é quase inexistente pois existe uma grande margem de segurança, no entanto quanto maior for a precisão do peso transportado mais suave e confortável será a viagem.

Publicado em Companhia Aérea.