Mais uma companhia Aérea a proibir baterias de Lítio

Mais uma grande Companhia Aérea a banir carregamentos de baterias de iões de lítio a bordo. United Airlines junta-se à Delta na proibição de transporte destes equipamentos electrónicos.

Não se assustem os portadores de smartphones ou tablets que a medida tem efeito apenas no transporte de carga a granel a bordo que segue muitas vezes em voos comerciais.

Baterias de Lítio

Os problemas das baterias de Lítio a bordo

Peritos da aviação acreditam que as baterias de iões lítio são mais propensas a sobre-aquecimento do que outros tipos e que contribuíram para os incêndios que destruíram duas aeronaves de carga Boeing 747 matando todos os quatro membros da tripulação.

Acidentes com Companhias Aéreas

Em 2010, um avião operado pela UPS Airlines caiu no Dubai após a deflagração de um incêndio a bordo e em 2011 um avião de carga da Asiana Airlines despenhou-se na Coreia do Sul. Ambos transportavam grandes remessas de baterias de lítio.

Uma das teorias para o acidente do voo da Malaysia Airlines 370 está também relacionado com a sua carga. No porão havia um grande carregamento de baterias, levando à especulação de que provocou um incêndio a bordo quando desapareceu dos radares.

Decisão da United

A United Airlines justificou a sua decisão dizendo em comunicado: As nossas principais preocupações quando transportamos mercadorias perigosas são a segurança dos nossos passageiros, os bens dos nosso clientes e o meio ambiente.

Publicado em Companhia Aérea nos temas , .