Lufthansa tenta bloquear aliança Alitalia-Etihad Airways

A Companhia Aérea Lufthansa está a tentar bloquear a aliança Alitalia-Etihad Airways junto das Instituições Europeias.

Logo Lufthansa

A Etihad Airways, com sede em Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos tem estabelecido acordos com diversas Companhias de Aviação no Mundo, incluindo na Europa com a Air Berlin, Aer Lingus e  mais recentemente com a Suíça Darwin Airline criando a marca Etihad Regional.

Logo Etihad Regional

A empresa de aviação dos Emirados encontra-se na fase final para chegar a acordo com a Alitalia, um processo que levará a injecção de capital e compra de uma participação significativa que poderá salvar as Linhas Aéreas italianas da bancarrota.

A Lufthansa alega que se trata de concorrência desleal, e tem pedido aos reguladores Europeus para não permitirem que as Companhias Aéreas da região do Golfo Pérsico como a Etihad, Emirates e Qatar Airways estabeleçam acordos na Europa.

logo Companhia Aérea Alitalia

A legislação Europeia proíbe as ajudas governamentais às empresas de aviação nacionais, e segundo os alemães, as Companhias do Golfo são subsidiadas pelos respectivos Emirados, criando uma concorrência desleal.

A noticia da Reuters indica ainda que a Lufthansa critica igualmente as politicas Europeias relativamente à aviação, ao impor limitações sobre as emissões de gases, taxas aos passageiros e restrições aos horários de voos à noite, em vez de se focar nas exigências do mercado global.

Publicado em Companhia Aérea nos temas , , .