Greve na Air France dia 5 de Outubro

Vários sindicatos da Companhia Aérea Air France convocaram uma greve para o dia 5 de Outubro de 2015. As 3 organizações sindicais aderentes contestam as medidas previstas no Plano Perform 2020 e que prevê a redução de 10 aviões, 3.000 postos de trabalho e diminuição em 10% dos voos de longa distância até 2017.

A transportadora aérea francesa prevê poupar 1.100 milhões de euros nos próximos anos com as medidas do plano atrás referido. A redução de funcionários em todas as empresas do grupo pode chegar aos 8.000 trabalhadores.

Os sindicatos da CGT (Confederação Geral do Trabalho) e FO (Força Trabalhadora) a que se juntará a UNSA (União Nacional dos Sindicatos Autónomos) apelaram à greve contra principalmente o plano de demissões maciço. Nenhum sindicato dos pilotos e tripulação de cabine foi convocado directamente mas a chamada abrange todas as áreas laborais.

Calendário Outubro 2015 com Greve da Air France

Estão previstos diversos comícios em Roissy no dia 5, onde está localizado o aeroporto Charles de Gaulle em Paris e nas imediações de outras infraestruturas aeroportuárias em França.

Em 2014 o número de greves totalizou 14 dias tendo provocado um prejuízo ligeiramente acima dos 400 milhões de euros. A Air France fechou o ano passado com prejuízos de 198 milhões de euros.

Publicado em Companhia Aérea nos temas , .