Companhia Aeroflot nega afastamento de tripulantes feios e velhos

Aeroflot nega qualquer discriminação com base na idade, sexo, peso ou aparênciaA Aeroflot respondeu às publicação de noticias em meios de comunicação internacionais contendo alegações de que membros da sua tripulação de cabina estariam a ser discriminados. Segundo a companhia aérea russa, estas acusações não têm fundamento, sendo que a Aeroflot não efectua qualquer discriminação com base na idade, sexo, peso, aparência, convicções religiosas ou políticas, ou qualquer outro motivo.

A Aeroflot, nega firmemente essas alegações infundadas e irá defender-se vigorosamente se qualquer processo judicial vier a tribunal. Em resposta às alegações específicas feitas nesses artigos, a companhia aérea russa comentou:

  • A Aeroflot não coloca restrições geográficas sobre para onde o seu pessoal de cabine pode voar;
  • A Aeroflot não limita o tempo de voo dos membros do pessoal com base na idade ou em quaisquer outros atributos físicos, como a aparência;
  • A alegação de que a Aeroflot impede os membros da tripulação de cabina de tirar o seu subsídio de férias completo é infundada;
  • A alegação de que a comissão médica especialista foi instruída para retirar de funções os tripulantes Feios e Velhos são falsas.

A Aeroflot assume que respeita a legislação de trabalho da Rússia, e que está de acordo com as melhores práticas internacionais. A companhia aérea realizou uma investigação interna após a publicação do artigo original da Radio Free Europe/Radio Liberty (RFE/RL) e conclui que as alegações não têm fundamento.

Na nota da resposta, a Aeroflot analisa em concreto a tripulação visada no artigo da RFE/RL e acrescenta que em 2016 recebeu o galardão Randstad Award para o melhor empregador na indústria de transporte e logística.

Publicado em Companhia Aérea nos temas .