Estonian Air abre falência e pára a 8 de Novembro 2015

A Companhia de Bandeira da Estónia, Estonian Air, declarou falência e vai cessar todas as operações no dia 8 de Novembro de 2015. Todos os voos após 11 de Novembro estão cancelados e o dinheiro das passagens aéreas será devolvido. Os passageiros terão de encontrar alternativas para a sua viagem.

O fim da Estonian Air a 8 de Novembro de 2015

A decisão foi tomada depois de a União Europeia ter decidido que a companhia aérea beneficiou repetidamente de subsídios governamentais ilegais. As autoridades da pequena nação báltica criaram rapidamente uma nova companhia aérea nacional.

O fim da Estonian Air a 8 de Novembro

O governo da Estónia reconheceu que recebeu uma notificação da Comissão Europeia, nomeadamente do regulador de anti-concorrência da UE, ordenando-lhe para recuperar 85 milhões de euros que injectou na empresa de aviação ao longo dos últimos 5 anos. No dia 7 de Novembro a Comissão Europeia disse que “O apoio público repetido da Estónia à sua companhia aérea nacional não permitiu que ela se tornasse viável e provoca graves distorções face à concorrência.

Em resposta, o governo disse que a Estonian Air não tinha 85 milhões de euros para devolver ao estado, e não tiveram outra alternativa senão fechar a companhia aérea. O ministro dos Transportes Kristen Michal disse a fontes noticiosas que “Nesta situação é bastante óbvio que a Estonian Air vai encerrar as suas operações”.

O cessante Presidente-executivo Jan Palmer da companhia aérea disse que lamentava não ter tido mais tempo. “Nós poderíamos ter sido sustentáveis no futuro. A empresa deveria ter sido autorizada a continuar a sua operação.

Nordic Aviation Group (NAG) – Nova Companhia Aérea da Estónia

 O Governo Estoniano lançou no próprio dia uma nova empresa estatal, a Nordic Aviation Group (NAG), que começará a oferecer voos por outras transportadoras imediatamente.

A NAG não tem por enquanto frota e pessoal, os voos vão ser efectuados por sub-contrato a outros operadores aéreos. O licenciamento de operações aéreas e plataforma comercial com venda de bilhetes será efectuada através da Adria Airways.

Pouco tempo depois a Air Baltic da Letónia, uma outra Republica do báltico, emitiu um comunicado comprometendo-se a abrir mais rotas a partir de Tallinn.

Publicado em Companhia Aérea nos temas .