Equipamentos Electrónicos a Bordo dos aviões

Desde o inicio do mês de Dezembro de 2013 que já é possível o uso de equipamentos electrónicos a bordo dos aviões comerciais durante a aterragem e descolagem.

Modo de voo activado em Equipamentos electrónicos
A EASA (Agência Europeia para a Segurança da Aviação) publicou as novas orientações que possibilitam o uso de dispositivos electrónicos (PED) como smartphones, tablet’s, leitores MP3 e e-readers em todas as fases do voo.

A única limitação é que os equipamentos terão de permanecer em Modo de Voo (Flight Mode), isto é, as funções de transmissão de voz e dados ficam desactivadas, não efectuam nem recebem chamadas e a rede wi-fi está desligada. Todos os equipamentos atrás referidos têm uma opção quase sempre através do botão ligar/desligar para activar este modo.

A nova directiva da EASA não é obrigatória e deixa ao critério de cada Companhia Aérea a sua implementação. Muitas das grandes transportadoras de aviação comercial dos Estados Unidos já permitem o uso de telemóveis e tablets. A primeira Companhia Europeia a adoptar esta norma foi a SAS Scandinavian Airlines da Suécia Noruega e Dinamarca.

Publicado em Companhia Aérea nos temas .