As Torres de Oeste na Ria de Arousa na Galiza são os vestígios de uma fortificação da Idade Média mas com origem na época romana que serviram para defender a sede episcopal de Compostela durante a invasão dos Vikings e Mouros na Idade Média.
As Torres de Oeste são Monumento Nacional de Espanha desde de 1970 após terem sido realizadas obras de restauro pelo Serviço de Defesa do Património Artístico, sendo um dos conjuntos arqueológicos e históricos de maior relevância da Galiza. Outros dos monumentos que vale a pena visitar em terras galegas é o Castro de Baroña em Porto de Son.
O castelo que era conhecido como Castellum Honesti está localizado numa pequena ilhota no estuário do rio Ulla e rodeado da margem mais próxima por pântanos. A sua estrutura foi definida no século XII e era formado por sete torres com uma capela construída por Gelmirez para homenagear o apóstolo Santiago. O Castellum Honesti entrou em declínio no século XV.
Actualmente as Torres são atacadas todos os anos por bárbaros durante a peregrinação Viking de Catoira, uma Festa que tenta recordar o glorioso passado de Catoira, Santiago de Compostela e da Galiza. Esta celebração que se realiza no primeiro domingo de Agosto foi declarada Festival de Interesse Turístico Internacional em 2002.
O acesso gratuito ao conjunto histórico faz-se por um de 2 caminhos: Um por baixo dos pilares da ponte sobre o rio Ulla, e o outro através de uma ponte em madeira e estrada em lajes de pedra que passam sobre o terreno pantanoso que circunda a fortaleza.
Vídeo filmado no mês de Julho com a duração de 2 minutos e 16 segundos, e colocado no nosso canal youtube.