Após um violento incidente na semana passada entre um passageiro sul-coreano bêbado e a tripulação num voo entre Hanói no Vietname e Seul na Coreia do Sul, a companhia aérea Korean Air autorizou formalmente que as suas tripulações usem um Taser para neutralizar os passageiros violentos.
Taser é uma arma que dá uma descarga eléctrica de alta tensão para imobilizar temporariamente uma pessoa e que não apresenta grandes riscos para a saúde da pessoa atingida.
Num vídeo colocado no Youtube, vê-se um passageiro nitidamente bêbado a insultar o pessoal de cabine e a cuspir sobre os tripulantes antes de ser dominado e amarrado com uma corda pela tripulação, ajudado por outros passageiros, entre eles o cantor pop norte-americano Richard Marx que se popularizou nos anos 80 com a canção Right Here Waiting.
O vídeo tornou-se viral na Coreia do Sul, onde vários comentadores acusaram a companhia aérea sul-coreana de não ter tripulantes suficientes para lidar com casos de violência a bordo.
Num comunicado oficial, a Korean Air reconhece que: As equipes de cabina estão armadas com Taser a bordo, com o objectivo de utilização contra os passageiros violentos. A Korean Air vai reagir com mais firmeza e activamente contra a violência que ameaça toda a segurança a bordo de um voo. Decidimos melhorar as nossas condições e o procedimento do uso do taser para lidar de uma maneira rápida e eficiente contra a violência e perturbação a bordo.
A companhia aérea sul também afirmou que iria contratar mais tripulação de cabina masculina, aumentar a formação das tripulações e banir os passageiros de aviões conhecidos pelo seu comportamento indisciplinado e violento.