Visita a Jerez de la Frontera na Andaluzia: Terra do Xerez e Flamengo

Plaza del Arenal na cidade de Jerez de La FronteraJerez de la Frontera no extremo sul da Península Ibéria, comunidade da Andaluzia, é bem conhecida pelos seus vinhos, berço do flamengo e arte equestre. Tem um centro urbano bem preservado e declarado de interesse histórico, sendo considerada uma das cidades mais interessantes da província de Cádis pelos seus ricos palácios, igrejas e monumentos.

A cidade remonta aos tempos dos mouros e possui um encantador casco antiguo, com uma bonita praça cheia de palmeiras. O Alcazaba, fortaleza mourisca do século XI, foi parcialmente restaurada e pode-se visitar. De especial interesse é a sua igreja, originalmente construída pelos árabes como uma mesquita.

Fachada da Catedral de São Salvador em Jerez de La Frontera

Catedral de São Salvador

A Sacristia da Catedral de São Salvador é o lar de uma bela pintura de Zurbarán, La Virgen Niña. Actualmente a cidade de Jerez tem um ar notavelmente aristocrático com largas ruas, praças e magníficas árvores de jacarandá com lindas flores durante a Primavera.

Muralhas almóadas e Alameda Vieja com Jacarandás em Jerez na Andaluzia

Muralhas almóadas na Alameda Vieja com Jacarandás

O que ver nesta cidade histórica da Andaluzia

As principais adegas de produção de xerez situam-se, surpreendentemente, no centro da cidade e eram no passado motivo de orgulho aristocrático dos seus proprietários. Os turistas podem fazer visitas guiadas às muitas bodegas de Jerez, como as famosas Pedro Domecq, González Byass (Tio Pepe) ou Sandeman.

Jerez é considerada o berço do Flamenco. Esta cidade tem sido, desde o século passado, a cidade que viu nascer os melhores, cantores, dançarinos e guitarristas de toda a história do Flamenco. No coração do bairro de Santiago, localizado no Palácio Penmartin, está o Centro Andaluz de Flamenco, equipado com a mais moderna tecnologia audiovisual, uma biblioteca especializada e extensos arquivos de som que dão uma visão da história e compreensão desta forma de arte muito especial, vale a pena a visita.

Plaza de Aladro onde está o Palácio Domecq em Jerez de La Frontera

Plaza de Aladro (Palácio Domecq)

Jerez de La Frontera oferece o melhor flamenco todos dias nos seus famosos tablaos, além de algumas apresentações flamencas muito interessantes: desde os recitais de flamenco aos numerosos clubes da Peña Flamenca espalhados pela cidade.

Existem regularmente um número impressionante de eventos equestres que se podem assistir durante todo o ano na Real Escola Andaluza de Arte Equestre. Há também a Feira do Cavalo realizada anualmente e muitos eventos equestres que fazem parte do Festival das Colheitas.

Casa del Cabildo (Antigo Ayuntamiento)

Casa del Cabildo (Antigo Ayuntamiento)

Na parte histórica e monumental não deve deixar de visitar o Conjunto Monumental do Alcázar, Muralhas almóadas, Claustros de Santo Domingo, Palácio Domecq, Palácio Duque de Abrantes, Palacio Bertemati, Catedral de São Salvador, Casa del Cabildo (Antigo Ayuntamiento), Torre de La Atalaya, El Gallo Azul, Mercado Central de Abastos e quem tem particular interesse por arte religiosa as Igrejas de São Dionísio, Las Angustias, São Miguel, Santiago, São Marcos e Basílica de Nossa Senhora de La Merced.

Igreja de São Dionísio em Jerez na Província de Cádis

Igreja de São Dionísio

O Vídeo da nossa viagem

Filmado durante o mês de Julho, tem a duração de pouco mais de 7 minutos percorrendo os principais monumentos da cidade.

Como chegar a Jerez de La Frontera

Para quem prefere viajar de avião existem voos diários das duas principais cidades espanholas de Madrid e Barcelona quer através da Iberia quer da Vueling. O aeroporto encontra-se localizado a 8 quilómetros do centro da cidade. A Ryanair também já opera de muitas cidades europeias para Jerez de La Frontera, principalmente durante o calendário de Verão IATA que se estende de Março a Outubro.

Actual Ayuntamiento de Jerez de La Frontera

Actual Ayuntamiento

A partir das principais cidades de Portugal o melhor é seguir até ao Algarve e cruzar a fronteira através da Via do Infante em Ayamonte. A auto-estrada A-49 até Sevilha é gratuita. São pouco mais de 90Km desde Sevilha que podem ser efectuados pela auto-estrada AP-4 (paga)ou pela N-IV para quem não vai com pressa e quer apreciar a paisagem onde poderá contemplar algumas das poucas plantações de algodão da Europa.

Pode aproveita esta viagem pela Andaluzia para visitar igualmente Puerto de Santa Maria, a 15Km de Jerez, conhecida como a cidade dos Cem Palácios fruto da riqueza criada pelo comércio com a América Espanhola durante os séculos XVII e XVIII. A pouco mais de 30Km fica a cidade de Medina-Sidonia declarada Conjunto Histórico-Artístico e conhecida como Balcão da Baía (de Cádis).

Qual a melhor altura para a visitar

Quem é mais sensível ao calor deve evitar os meses do pico do Verão, particularmente Julho e Agosto quando as temperaturas máximas superam em muito os 30º. Os meses de Março, Abril, Maio e Outubro são aqueles que apresentam temperaturas mais agradáveis e permitem desfrutar de belos passeios a pé.

Torre de la Atalaya em Jerez

Torre de la Atalaya

Para quem gosta de cavalos deve visitar a cidade na primeira semana de Maio, altura em que se realiza a Feria de Caballo. Um evento bastante animado no Recinto de Convenções Gonzalo Hontoria, que estende por 52.000 metros quadrados, dando espaço para os melhores cavalos de Jerez que mostram a sua beleza e movimento às multidões de pessoas que se reúnem em torno de duas centenas de casinhas, que ao contrário de Sevilha, são principalmente abertas ao público.

Quem é fã do flamengo deve programar a sua visita na Fiesta da Bulería que se realiza durante vários dias normalmente no inicio de Setembro, ou ir ao Festival Internacional de Flamengo programado para fim de Fevereiro e inicio de Março.

Publicado em Cidades nos temas .