O hotel Netto em Sintra (Portugal) e actualmente em ruínas vai ser recuperado e transformado numa unidade hoteleira boutique com 4 estrelas e 34 quartos dos quais 3 suites no último piso, deve ser inaugurado em 2018. O edifício foi vendido em hasta publica com uma base de licitação de um milhão de euros já com um projecto de reabilitação que permite iniciar as obras imediatamente.
Quem são os novos proprietários
O único licitador foi a empresa Restelo Azul – Exploração Turística, ligada à mulher do empresário Carlos Saraiva que optou por um pagamento diferido de:
- 20% na adjudicação;
- 30% quando for inaugurado;
- 25% após 6 meses da abertura;
- 25% com a assinatura da escritura após um ano.
Relembramos que o empresário Carlos Saraiva, na retaguarda deste projecto, era um dos sócios maioritários do grupo da cadeia hoteleira CS que entrou em insolvência e foi posteriormente integrada na Nau Hotels & Resorts.
A História do Hotel Netto
O hotel Netto foi construído na segunda metade do século XIX e era juntamente com os hotéis Lawrence’s, Central e a Pensão do Victor (actual Quinta da Amizade), uma das unidades hoteleiras mais frequentadas pela aristocracia e burguesia lisboetas durante as férias de Verão. Já durante o século XX um dos seus hospedes mais ilustres era o escritor Ferreira de Castro que utilizou o hotel como sua residência durante 20 anos. A unidade com 2.100m2 acabou por encerrar nos anos 70. Em 2013 a Câmara Municipal de Sintra exerceu o seu direito de compra e acabou por comprar o edifício aos antigos proprietários por 600 mil euros.