Hotéis do Rio ganham mais com Jogos Olímpicos que Londres

Logo dos Jogos Olímpicos Rio 2016Segundo os dados da STR, a indústria hoteleira do Rio de Janeiro sentiram um impacto substancialmente maior com a realização dos Jogos Olímpicos do que as cidades de Londres em 2012 e Pequim em 2008. Durante o mês de Agosto, os hotéis do Rio de Janeiro registaram um aumento 199.2% dos preços médios por dia (ADR) com o valor de 1.250 Reais. Este aumento das tarifas, juntamente com um aumento de 26.6% na taxa de ocupação para 76%, levou a um aumento de receita de 278.6% por quarto disponível (RevPAR) para 949.84 Reais.

Pequim teve um aumento de 184% no RevPAR em 2008, que foi devido principalmente a um aumento de 250% em ADR com a ocupação a diminuir 18,8%. Em Londres, o RevPAR aumentou 44.4% devido exclusivamente a um aumento da ADR, com a ocupação dos hotéis estabilizada durante os Jogos Olímpicos de 2012.

Antes dos Jogos Olímpicos de 2016, os hotéis do Rio de Janeiro tiveram algumas dificuldades para manterem os níveis de ocupação, afectados por decréscimo devido aos receios sobre o vírus Zika e pela situação económica do país. O nível de ocupação manteve-se em 47% durante o segundo trimestre de 2016 que foi o mais baixo nível de ocupação trimestral desde 2002.

A contribuírem para o aumento de 23% da oferta hoteleira na Cidade Maravilhosa estão o Grand Hyatt Rio de Janeiro com 436 quartos e o Yoo2 Rio de Janeiro.

“O verdadeiro desafio para o Rio de Janeiro está agora à sua frente, já que existem mais 23% de quartos do que há um ano atrás”, disse Patricia Boo, directora de área da STR para a América Central e do Sul, “Este é um mercado muito diferente e menos estável do que Londres e Pequim. Enquanto que o desempenho das Olimpíadas para o Rio foi maior, os desafios pós-Olimpíadas também será maior. O ano a seguir aos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres registou um aumento de 6% na procura, provavelmente em parte devido à mediatização que a cidade recebeu durante os Jogos Olímpicos. O Rio de Janeiro precisará disso e muito mais para compensar o aumento da oferta.”

Publicado em Hotéis nos temas .