A companhia aérea portuguesa Hi Fly está a planear operar dois Airbus A380 nos próximos meses, embora ainda não tenha sido revelada a origem destas duas aeronaves.
Paulo Mirpuri, o CEO da Hi Fly confirmou ao portal ch-aviation que estes dois aviões devem entrar ao serviço da empresa no primeiro trimestre de 2018, com uma configuração de duas classes e uma capacidade de aproximadamente 560 assentos.
Os contratos devem ficar finalizados em principio durante o mês de Outubro e provavelmente um deles com a Singapore Airlines. Este último, deverá retornar ao seu proprietário, o grupo alemão de investimento Dr. Peters Group, que detém quatro A380 arrendados por dez anos. A origem da segunda aeronave ainda é desconhecida por enquanto.
A operação ainda está rodeada de alguma indefinição, principalmente devido ao número limitado de aeroportos capazes de operar o superjumbo, mas também da capacidade prevista que está longe de atingir o de algumas companhias aéreas como a da Emirates Airlines cujos A380 têm capacidade para 615 passageiros (na foto acima).
A Hi Fly que opera essencialmente em regime de wet lease (fornecimento de aviões com tripulação, manutenção e seguros incluídos) deverá disponibilizar estas aeronaves a empresas que exigem um aumento da capacidade pontual, como por exemplo, durante as peregrinações do norte da África. A companhia aérea portuguesa tem como clientes a Azores Airlines que alugou o A340, Royal Air Maroc, Thomas Cook Airlines, XL Airways, Azores Airlines, Eurowings, a Volta ao Mundo da Safrans, entre outros.
A Hi Fly encomendou pela primeira vez dois novos A330-200 ao fabricante Airbus. A estrear, estes aviões irão juntar-se à frota de 14 outros Airbus de grande porte da Hi Fly. Os novos A330 contam com capacidade para 18 passageiros a viajar em executiva e 256 em classe económica.