Grupo Pestana na gestão do Hotel a Brasileira de António Oliveira

Fachada do Hotel A Brasileira que abre em 2017 no PortoO grupo hoteleiro Pestana vai participar na gestão do hotel A Brasileira no Porto que deverá abrir portas no final de 2017. José Roquette, Chief Development Officer do grupo, afirmou que “Congratulamo-nos com esta parceria, pois acreditamos na vitalidade do destino Porto. Saliento o trabalho notável da Câmara Municipal do Porto na revitalização, dinamismo e promoção do turismo na cidade, pois só assim se justifica mais esta aposta em que nos envolvemos, desta feita com o Dr. António Oliveira. Para o sucesso de todos é fundamental que a política de ligações aéreas se mantenha, e que a promoção do destino continue a ser dinâmica.”

A história do antigo café no centro do Porto

Adriano Teles, farmacêutico residente no Porto emigrou para o Brasil tendo dedicado-se ao negócio do café. Mais tarde retorna à sua cidade natal e funda uma pequena loja onde se vendia café e oferecia-se provas grátis desta bebida que era novidade.

A sua loja teve um sucesso enorme permitindo-lhe ampliar a loja comprando os edifícios contíguos na rua Sá da Bandeira e abrir uma sala com mesas e cadeiras onde era servida a bebida.

Nos anos 20 depois de grande obras de remodelação reabre A Brasileira, um espaço de luxo que se transformou num local de reunião para políticos, artistas, jornalistas e escritores. Passados 70 anos, na década de 90 fecha as portas para ficar votada ao abandono. Mais tarde reabre apenas uma pequena sala explorada por uma marca multinacional de cafés.

Um das curiosidades será provavelmente uma das primeiras campanhas de marketing bem sucedidas do Porto protagonizada com o objectivo de divulgar a marca própria do café e que resultou no slogan O melhor café é o da Brasileira. A iniciativa consistia num pequeno jornal publicitário e gratuito com pequenas noticias da cidade e onde se anunciavam os produtos da Brasileira. Eram distribuídos por toda a cidade e o slogan ainda hoje é visível em diversos espaços do Porto.

Como vai ser o novo hotel A Brasileira de 5 estrelas

O antigo café histórico do Porto está a ser recuperado para ser transformado num hotel de 5 estrelas que irá manter a sua fachada original e a imagem das salas do rés-do-chão com a sua traça original, num projecto que está a ser conduzido pelo atelier de arquitectura APPEL, liderado pelo arquitecto Ginestal Machado.

O hotel A Brasileira terá:

  • 90 quartos incluindo quatro suites;
  • Pátio interior com um jardim vertical;
  • Ginásio e health club;
  • Wine bar;
  • Cafetaria que reabre ao público;
  • Salas de conferências
  • Restaurante com capacidade para mais de 100 pessoas.

Quem é o proprietário António Oliveira

António Luís Alves Ribeiro de Oliveira foi um ex-jogador do Futebol Clube do Porto, Sporting Clube de Portugal, Bétis de Sevilha e FC Penafiel. Também exerceu a carreira de treinador com destaque para o cargo de seleccionador nacional de Portugal entre 1994-1996 e 2000-2002.

Em 2004 assume a presidência do FC Penafiel onde viria a exercer por 3 anos.

Publicado em Hotéis.