A flyArystan é a nova companhia aérea low cost da Air Astana que deverá ficar operacional no primeiro semestre de 2019. Ela operará uma frota de aeronaves Airbus A320 configuradas para uma classe de 180 assentos em económica.
A flyArystan irá operar segundo um modelo clássico de baixo custo, seguindo estritamente os exemplos de companhias aéreas de grande sucesso como a britânica easyJet, e as asiáticas Indigo, Cebu Pacific e AirAsia. A transportadora disponibilizará tarifas aéreas baixas – aproximadamente metade do que a Air Astana oferece actualmente, principalmente em rotas domésticas – mas espera-se que se expanda em rotas internacionais regionais no médio prazo.
A flyArystan vai iniciar os seus serviços com quatro aeronaves, crescendo para uma frota de pelo menos 15 até 2022. A companhia low cost irá operar a partir de várias bases no Cazaquistão, com rotas a serem anunciadas nos próximos meses.
A flyArystan será liderada por Tim Jordan, um cidadão britânico-australiano com mais de 15 anos de experiência em gestão de transportadoras aéreas de baixo custo como a Cebu Pacific e a Virgin Blue. Embora a flyArystan seja uma companhia aérea de baixo custo, com procedimentos de serviço muito diferentes dos da Air Astana, o grupo ressalva que, como uma divisão da Air Astana, não haverá degradação dos padrões de segurança ou confiabilidade de ambas as companhias aéreas.