Faro em 3º e Porto em 5º foram os aeroportos médios que mais subiram em 2016

Aeroporto do Porto e Faro entre os que mais cresceram em 2016 na EuropaDurante o ano passado os aeroportos portugueses de Faro e Porto estiveram no Top 5  das infra-estruturas aeroportuárias da Europa que melhor performance apresentaram em termos de crescimento no número de passageiros. Os aeroportos do Grupo 3, ou seja aqueles que recebem entre 5 a 10 milhões tiveram um aumento médio de 10.3%, sendo o grupo que mais cresceu em termos de passageiros.

Os dados da Associação ACI Europe incluem todos os tipos de voos de, para e dentro da Europa desde os regulares, baixo custo, charter e outros, mostram que grande parte do crescimento foi gerado pelo mercado da União Europeia, com os aeroportos destes países a registarem um aumento de +6.7% nos volumes de passageiros. Enquanto que os ataques terroristas na Bélgica, na França e em muito menor grau na Alemanha, causaram um impacto essencialmente local e de pouca expressão até ao final do ano.

Aeroporto de Faro com crescimento de 18.6% é o 3º mais alto da Europa

Durante 2016, o crescimento no Grupo 3 dos aeroportos da Europa foi dominado por Berlim-Schönefeld com uma subida de 36.7%, seguido de Larnaca em Chipre com +24.2%. A medalha de bronze é para o aeroporto de Faro, seguido de Bucareste (+18.3%) e o aeroporto Sá Carneiro no Porto a fechar o TOP 5 do grupo com um aumento de 16%.

Aeroporto Sá carneiro no Porto subiu 26.3% na recta final de 2016

Olhando só para o último mês de Dezembro de 2016, o aeroporto Sá Carneiro registou uma subida de 26.3% e o de Faro no Algarve 31.9%, mantendo as mesmas posições na classificação de aumentos, 5º e 3º respectivamente.

Os maiores hubs

Nos grandes hubs (Grupo 1), Amesterdão-Schiphol foi o único a crescer significativamente (+9.2%), substituindo Istambul-Atatürk no 3º lugar de aeroporto mais movimentado da Europa com 63.6 milhões de passageiros, atrás de Londres-Heathrow (75.7 milhões de passageiros e +1%) e Paris-Charles de Gaulle (65.9 milhões de passageiros e +03%).

Os dois grandes aeroportos espanhóis, Adolfo Suárez Madrid-Barajas que ultrapassou 50 milhões ficou em 5º lugar no top do crescimento, enquanto Barcelona que movimentou 44.1 milhões subiu 11.2% e atingiu o 2º lugar na performance de crescimento, apenas ultrapassado pelo aeroporto de Dublin com um notável aumento de 11.5%.

A classificação dos 5 maiores hubs em crescimento fica completa para além do referido aeroporto de Amesterdão em 3º com o aeroporto de Copenhaga na Dinamarca em 4º lugar com um aumento de 9.1%.

Publicado em Notícias nos temas , , .