A Etihad Airways vai colocar o Boeing 787-9 Dreamliner nos seus serviços regulares entre Abu Dhabi e Barcelona a partir de 22 de Fevereiro de 2019, substituindo o Airbus A330-200 que opera actualmente.
A implantação do 787 Dreamliner para Barcelona foi programada para coincidir com a Mobile World Conference que ocorrerá na cidade de 25 a 28 de Fevereiro, durante a qual a Etihad Airways disponibilizará vôos diários. A companhia aérea nacional dos Emirados Árabe Unidos aumentará a frequência para uma operação diária permanente a partir de 31 de Março.
O serviço já contará com as mais recentes cabines Next Generation Business e Económica da Etihad Airways, configuradas com 299 assentos – 28 Business Studios e 271 Economy Smart Seats – um aumento de capacidade de seis assentos na Business e 31 na Económica em cada direcção, e um aumento na capacidade de carga de quatro toneladas.
Foi no dia 21 de Outubro que a Etihad Airways inaugurou a sua rota para Barcelona com 5 voos por semana, e a 31 de Março passa a frequências diárias com o voo EY 49 a partir de Abu Dhabi às 02h20 que aterra em Barcelona às 07h15. Em sentido oposto o voo EY 50 descola do aeroporto El Prat na capital da Catalunha às 10h10 para chegar a Abu Dhabi às 20 horas.
Este aumento de voos tem também como objectivo aproveitar a parceria em codeshare com a Air Europa (UX), permitindo aos passageiros a transferência com os serviços da companhia aérea espanhola entre Barcelona e Madrid. A Etihad também partilha códigos com a Air Europa além de Madrid para 19 cidades na Europa, América do Sul, México e Caraíbas.