A Emirates vai reduzir os voos para Lisboa e Luanda no 2º Trimestre de 2019, devido às obras de manutenção na pista do Aeroporto Internacional do Dubai (DXB). Os cortes de frequências irão ocorrer em diversas rotas da companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos (EAU) entre 16 de Abril e 30 de Maio.
A remodelação da pista Sul do Aeroporto Internacional do Dubai é um processo mais complexo do que na maioria dos outros aeroportos, pois o DXB disponibiliza às companhias aéreas uma operação 24 horas por dia durante todos os dias da semana.
Em média, o DXB lida com 1.100 movimentos de aeronaves por dia, predominantemente de aviões de fuselagem larga. Enquanto a manutenção contínua da pista é programada semanalmente, as remodelações mais profundas obrigam ao encerramento da pista.
A pista sul do DXB (12R-30L) está a chegar ao fim da sua vida útil e exigirá o recondicionamento total e a substituição da iluminação da aterragem e da infraestrutura de suporte.
A Dubai Airports planeia fechar a pista sul do DXB por um período de 45 dias, de 16 de Abril a 30 de Maio de 2019, por isso, as companhias aéreas serão obrigadas a reduzir a suas operações neste período devido à significativa redução de capacidade resultante das operações de pista única.
Em termos de movimentos de voo, a redução da capacidade é estimada nesta altura como aproximadamente 43% durante o período de 45 dias.
A rota Dubai – Lisboa da Emirates que opera com dois voos por dia (14 por semana) vai passar a 12 voos por semana entre 16 de Abril e 30 de Maio e 11 voos semanais no mês de Maio. A ligação Dubai – Luanda vai descer de 7 frequências para 3 semanais.