Emirates pede licença à Suíça para voar de Zurique ao Mexico

Rota Dubai-Panama da Emirates a partir de 01 fevereiroA Emirates Airline pediu ao Governo da Suiça um requerimento de aprovação para voar entre Zurique e o México. De acordo com um jornal nacional suíço a Companhia Aérea com sede no Dubai pediu às autoridades suíças a Quinta Liberdade (transporte de passageiros entre dois países por uma companhia aérea de um terceiro) sobre os direitos de tráfego nesta rota que não é actualmente servida por qualquer outra companhia aérea.

Mas porque é que a Emirates precisa fazer escala na Europa?

Podia fazer voos directos Dubai-México, como aliás inaugurou recentemente a rota Dubai-Panamá (na foto), que será o voo sem paragens mais longo do mundo.

A explicação deve-se ao facto do aeroporto da Cidade do México se encontrar numa altitude elevada e isso limita factores como o alcance e desempenho da descolagem. Se bem que o sentido dos Emirados para o México não apresente grandes problemas técnicos, já o sentido inverso colocaria alguns riscos, daí a necessidade de fazer uma escala.

A escolha da cidade Zurique, prende-se com o facto de ser uma das poucas cidades da Europa que ainda não tem voos directos para o México, e por isso terá maior hipóteses de rentabilizar a rota.

Ainda não é certo que a FOCA (Autoridade de Aviação Civil Suíça) vá conceder esses direitos de tráfego à Emirates Airline, porque a companhia aérea nacional, a Swiss, já é muito insignificante em rotas que ligam o seu país de origem com o Golfo. Estas últimas são dominados pela Emirates, Etihad e Qatar Airways. Além disso, as companhias aéreas do Médio Oriente disponibilizam ligações para Genebra e Zurique, enquanto a Swiss apenas efectua ligações de Zurique para o Golfo.

Mas a hipótese dos direitos serem concedidos à Emirates são escassos. É preciso não esquecer que a Companhia Aérea Swiss faz parte do Grupo Lufthansa e esta última não guarda segredo acerca do que pensa das transportadoras do Golfo.

De facto, nos últimos meses, tanto a Lufthansa como a Austrian Airlines abandonaram uma série de rotas para o Médio Oriente e Ásia, culpado publicamente as companhias aéreas do Golfo pela sua extinção.

Indicaremos o desfecho deste pedido assim que tivermos novidades.

Publicado em Companhia Aérea nos temas , , .