A British Airways tem sido criticada pela sua nova política de embarque que fará com que os passageiros com os bilhetes mais baratos sejam forçados a embarcar em último lugar.
A companhia aérea britânica afirmou que a nova política, que será introduzida a partir do dia 12 de Dezembro nos voos europeus, acelerará o processo de embarque.
No entanto esta politica tem causado alguma polémica, com os passageiros a contestarem nas redes sociais o favorecimento dos clientes mais ricos e de humilhar os mais pobres, aqueles que pagaram o mínimo pelas suas passagens aéreas.
Novo método de embarque
De acordo com as novas regras, os passageiros da British Arways receberão cartões de embarque numerados de 1 a 5, com base na tarifa paga e no status de passageiro frequente. Os passageiros de primeira classe e os membros Gold do BA Exectuive Club estarão no grupo 1, os membros do Silver serão colocados no grupo 2, o grupo três será composto por membros Bronze, os passageiros da classe económica integram o 4 e o grupo cinco serão os passageiros que compraram as tarifas mais baixas que incluem apenas a bagagem de mão.
Os passageiros do grupo 1 embarcarão primeiro e o grupo cinco terá de esperar até que todos os outros estejam sentados, no entanto, os passageiros com deficiência e qualquer pessoa viajando com crianças terão prioridade no embarque.
Um porta-voz da BA disse que “este novo procedimento de embarque tem como objectivo acelerar o processo de entrada na aeronave e torna-lo mais perceptível para os clientes”. E acrescentou: “Este método tem sido usado por companhias aéreas em todo o mundo há vários anos, inclusive pelos nossos parceiros American Airlines, Iberia e Qatar Airways”.
Contestação nas Redes Sociais
Algumas pessoas saudaram as novas regras, dizendo que era justo que a BA recompensasse os seus passageiros mais fieis e que gastam mais.
Dear BA, please tell me that todays press about the poor boarding policy is nonsense @British_Airways. You may have just lost a loyal customer after 25 years.
— Josh (@JoshAyres) 20 de novembro de 2017
@British_Airways Your new boarding policy looks like being a really effective way – of losing customers.
BTW, the fastest way to complete boarding is to fill from the back of the plane to the front. #britishairways
— Gordon Bruce (@ManOnClaphamBus) 20 de novembro de 2017
Outros disseram inclusive que ficam contentes por serem os últimos, orgulhosos de provar que foram mais espertos ao conseguirem uma pechincha, mas muitos disseram que a política era injusta e que a companhia aérea deveria embarcar os passageiros por filas, não pelo preço do bilhete.
.@British_Airways
This idea of boarding people by their ability to pay is unfair.
It should be done by rows if you wish to board more quickly.#britishairways#snobbery#shamingthepoor— KMLockwood (@lockwoodwriter) 20 de novembro de 2017