easyjet cria cargo cientifico para usar Inteligência Artificial

A easyJet nomeou o seu primeiro Director de Ciência de Dados para acelerar o uso de Inteligência Artificial (IA). A IA vai ajudar a melhorar a eficiência, aumentar a facturação, reduzir os custos e incrementar a satisfação do cliente, melhorando ainda mais uma série de áreas, incluindo o calendário dos voo easyJet, a confiança na frota, a variedade das refeições a bordo e o novo programa de fidelização Flight Club da companhia aérea low cost.

easyJet aposta na Inteligência Artificial para manutenção da frota e controlo da comida a bordo

A Inteligência Artificial funciona por meio de programas de computador que analisam enormes quantidades de dados, como por exemplo:

  • 170 milhões de unidades de comida e bebida distribuídos anualmente em todos os voos da easyJet;
  • 1.5 mil milhões de horas voadas em cada ano pelos componentes da sua frota de aeronaves;
  • 1.300 milhões de pesquisas no site www.easyjet.com ao longo dos últimos 12 meses.

Tradicionalmente os programas de software apenas registam os dados e executam ordens, enquanto que a computação avançada com inteligência artificial começará a usar esses dados para prever eventos futuros. Por exemplo prever a falha de um componente de modo a que ele possa ser substituído de forma planeada evitando uma falha inesperada que poderia causar um atraso do voo. Ou prever o tipo de procura de determinados alimentos e bebidas em cada voo para que o stock coincidida com a procura do cliente, sem se esgotarem ou serem transportados em excesso.

Alberto Rey-Villaverde novo Director Cientifico de Dados

Alberto Rey-Villaverde, Director Cientifico de dados para a easyJet, comentou: “A easyJet é uma companhia aérea grande, mas relativamente simples. Somos a 4ª maior companhia aérea da Europa, mas todas as reservas são feitas através do website, nós voamos apenas com um tipo de aeronave e em voos de curta distancia. Esta combinação de simplicidade e escala produz uma quantidade enorme de dados.

“A Inteligência Artificial pode dar sentido a este enorme volume de dados e fazer o trabalho por nós, descobrindo padrões e tendências para nos ajudar no futuro. A análise de dados permite fazer diagnósticos e olhar para o passado. Com a IA podemos focar-nos na capacidade de previsão para que possamos compreender melhor o futuro e fazermos um planeamento com antecedência.”

Drone da easyjet que inspecciona os aviões

Drone que inspecciona aviões – Foto easyJet

A Companhia Aérea Low Cost easyJet tem tido uma posição de destaque na Inteligência Artificial após a aplicação à 5 anos atrás de tecnologia para o seu sistema de gestão de facturação que define tarifas aéreas em sintonia com a preferência dos passageiros. A companhia aérea já tem cerca de 25 analistas que são formados em ciência de dados.

Publicado em Low Cost nos temas , .