Os pilotos da Air Europa desconvocaram durante a noite de 26 de Julho a greve de 4 dias que tinham previsto entre 30 de Julho e 2 de Agosto. Foi a própria Air Europa a fazer o anúncio através da sua conta oficial no Twitter. Ambas as partes chegaram a acordo para tentarem resolver o conflito laboral.
A companhia aérea tinha indicado anteriormente que caso se mantivesse a paragem dos pilotos seriam afectados 114 voos, 76 correspondentes a ligações internacionais com cidades da Europa e 38 relativas a rotas em Espanha e Portugal.
O twitter da desconvocação da greve:
Informamos que se ha desconvocado la huelga del SEPLA para los próximos días. Comunicaremos más detalles durante el día de mañana.
— Air Europa (@AirEuropa) 26 de julho de 2016
Foi no passado dia 15 de Julho, que o Sindicato Espanhol de Pilotos das Linhas Aéreas (SEPLA) apresentou à Direcção Geral do Emprego a convocatória oficial da greve, tal como já tinham anunciado uma semana antes, após 3 dias de votações e por decisão maioritária de 87% dos pilotos filiados no Sindicato SEPLA.
O conflito laboral deveu-se ao nascimento da Air Europa Express, a recente filial low cost do grupo Globalia que também detém a Air Europa, e à passagem de 11 aviões Embraer E195 da companhia aérea regular para a de baixo custo.
Segundo o sindicato as tripulações para a nova filial estavam a ser contratadas fora da empresa, a baixo custo e sem acordo.