Delta Air Lines junta-se à easyJet para estudarem compra da Alitalia

Avião da Alitalia em voo visto de baixoA Delta Air Lines e a easyJet confirmaram que estão em negociações para estudarem a compra da Alitalia. A companhia aérea norte-americana e a companhia low cost britânica confirmaram contactos com a Ferrovie dello Stato, empresa estatal italiana, para examinarem uma proposta de aquisição da transportadora italiana.

A Alitalia foi colocada em insolvência em 2017 depois da Etihad Airways, um dos accionistas da empresa, e o Estado italiano, se recusaram a investir mais fundos.

Esta decisão seguiu-se a uma década de declínio na companhia aérea, com uma série de reestruturações e investimentos que não conseguiram transformar a Alitalia numa empresa rentável, acumulando sucessivamente prejuízos.

A empresa estatal Ferrovie dello Stato disse em um comunicado que iniciaria negociações com a Delta e a easyJet para concordarem com um plano para o futuro da Alitalia. No entanto, a easyJet advertiu que não se comprometia com uma transacção para comprar uma participação.

Numa declaração, a Delta Air Lines afirmou: “A Delta confirma que submeteu uma carta de interesse geral e não vinculativa à Ferrovie dello Stato sobre a exploração de uma abordagem de consórcio numa futura Alitalia juntamente com a easyJet.

“A Alitalia é uma parceira de longa data da Delta, formando parte de nossa joint venture transatlântica com a Air France e a KLM.”

Para garantir um acordo, a easyJet e a Delta precisariam convencer o governo italiano de que são os melhores parceiros para estabilizar a Alitalia. Desde que entrou em insolvência, outras companhias, nomeadamente a Ryanair e a Lufthansa, tentaram um possível envolvimento, mas nenhum acordo formal foi assinado.

Publicado em Companhia Aérea nos temas , , .