Delta Air Lines vai ter sacos de contenção de incêndio a bordo

Saco anti-fogo e luvas para equipamentos electrónicos a arderA Delta Air Lines afirmou que vai ter sacos de contenção de incêndio em toda a sua frota, a começar pelos aviões que efectuam ligações nas rotas intercontinentais sobre o mar. Feito de materiais resistentes ao fogo, os sacos são usados para eliminarem o fumo e o sobreaquecimento das baterias de lítio utilizadas na maioria dos smartphones e dispositivos electrónicos.

A medida resulta da recente mediatização de que os smartphones Samsung Galaxy Note 7 começam a arder, com alguns casos já ocorridos a bordo de diversos voos. A Autoridade de Aviação Federal (FAA) já emitiu um alerta proibindo o transporte destes telefones a bordo das aeronaves que voam de e para os Estados Unidos.

O actor Russel Crowe foi mesmo impedido de embarcar com os seus segway.

O objectivo dos novos sacos é, se for detectado um incêndio a bordo, permitir à tripulação calçar umas luvas resistentes ao calor para pegar no dispositivo e colocá-lo dentro do saco que é rapidamente fechado hermeticamente de forma a extinguir as chamas.

“Esta medida estava na nossa lista de prioridades, mas foi acelerada pelos acontecimentos recentes”, disse Morgan Durrant, gestor de comunicações da Delta. Ele acrescentou que os sacos vão equipar toda a sua frota, começando com aviões que voam em rotas internacionais sobre o mar. A Delta espera ter este equipamento anti-fogo em cerca de 166 aviões até ao final do ano.

A Virgin America e a Alaska Airlines também já equiparam as suas aeronaves com sacos de contenção de fogo. Os sacos anti-fogo utilizados pela Alaska Air podem suportar temperaturas de até 1.700 graus centígrados.

Publicado em Companhia Aérea nos temas .