São Brás de Alportel é uma típica vila situada no Barrocal Algarvio. Designa-se por Barrocal a região do Algarve que se situa entre a zona costeira e a Serra. Esta localidade ainda preserva muito do património urbano característico do sul de Portugal sem ter sido adulterado pela selva de betão que invadiu o litoral.
Vale a pena visitar o seu centro histórico, a pé, e ir descobrindo o seu património, desde os edifícios mais emblemáticos até às características casas com açoteias e chaminés.
O que ver nesta vila do Barrocal Algarvio

Paços do Concelho no Largo da Igreja
No centro histórico desta vila do Barrocal Algarvio poderá encontrar alguns dos monumentos e edificações mais importantes de S. Brás de Alportel como a Igreja Matriz cuja origem data do século XV, os Paços do Concelho do século XIX junto ao Largo da Igreja, Largo e Ermida de São Sebastião, Palácio Episcopal e Jardim da Verbena que serviu de residência de Verão dos Bispos do Algarve no sec. XVI, Largo da Praça, Calçadinha Romana que ligaria Ossonoba (Faro) a Pax Julia (Beja), entre outros.
Vídeo de São Brás de Alportel
Video realizado durante a sexta-feira santa onde é possível ver a preparação para a Festa das Tochas que se realiza no Domingo de Páscoa.
Curiosidades desta localidade cittaslow de Portugal
A vila de São Brás de Alportel faz parte da associação cittaslow, que inclui apenas 6 localidades em Portugal. O movimento cittaslow nasceu em 1999 através da brilhante intuição de Paolo Saturnini, antigo presidente de Câmara de Greve in Chianti, uma pequena cidade da Toscana.

Junto à entrada do Palácio Espiscopal
Os sócios fundadores da rede portuguesa Cittaslow Portugal foram as localidades de S.Brás de Alportel, Lagos, Silves e Tavira.

Jardim da Verbena
Os municípios que aderem à associação são motivados por pessoas que dão valor ao tempo, onde o homem ainda é protagonista da sucessão lenta e saudável das estações, respeito pela saúde dos cidadãos, a autenticidade dos produtos e boa comida, riqueza de tradições artesanais, praças, teatros, lojas, cafés, restaurantes, lugares do culto e paisagens naturais, caracterizados pela espontaneidade dos ritos religiosos, o respeito das tradições através da alegria de uma vida lenta e tranquila.

Monumento em homenagem à industria da cortiça
Outras curiosidades indicam que São Brás de Alportel foi o maior produtor de cortiça do mundo no século XIX e um importante centro económico, no século XVI foi residência de Verão dos Bispos do Algarve.