Berlim proíbe arrendar apartamentos no Airbnb com multas até 100.000€

Prtal airbnb para a cidade de Berlim em PortuguêsA cidade de Berlim está a proibir arrendar apartamentos inteiros aos turistas através da plataforma Airbnb, ou outras semelhantes, com o objectivo de proteger o mercado imobiliário de arrendamento para os cidadãos locais, permitindo que possam alugar uma casa a preços decentes. Com a ajuda de pesadas multas, as autoridades da cidade alemã esperam assim proteger o mercado mantendo as rendas controladas. O sucesso que o portal Airbnb teve nos ultimos anos na capital alemã, conheceu no mês de Abril uma outra fase com o número de propriedades a cair drasticamente em mais de 40%.

Em vigor a partir de 1 de Maio, a nova lei intitulada em alemão Zweckentfremdungsverbot proíbe o aluguer de curto prazo de apartamentos inteiros para turistas sem uma licença da cidade. A lei foi aprovada em 2014, mas com um período de transição de 2 anos que terminou em 30 de Abril, antes da sua entrada em vigor. Quem for descoberto a desrespeitar esta lei pode ser multado até 100.000 euros.

Com a entrada em vigor desta nova lei, os não-residentes em Berlim só podem alugar quartos através dos portais na internet, estando excluídos os apartamentos ou casas inteiras. Como resultado do fim do prazo a 30 de Abril, as listagens no Airbnb cairam 40 por cento num mês.

Publicado em Notícias nos temas .