Bebé nasce a 11.800 metros de altitude em voo da Lufthansa de Bogotá

Bebé nasce a bordo do voo Lufthansa LH543No dia 26 de julho de 2017, o voo da Lufthansa LH543 de Bogotá para Frankfurt certamente não correu como esperado para a tripulação e para os passageiros a bordo. Uma mulher de 38 anos da Bulgária deu à luz um bebé durante a travessia do Atlântico. A mãe e o bebê estão bem. A hora do nascimento foi normal e ocorreu às 12:3 – o lugar de nascimento é que não: a altitude acima do Atlântico Norte era de 39.000 pés no momento (cerca de 11.800 metros) a uma latitude de 49 graus Norte e uma longitude de 21 graus Oeste.

O Airbus A340-300 com o registro D-AIFC (baptizado como “Gander/ Halifax”) descolou da capital colombiana, Bogotá, no dia 25 de Julho, às 21:00 horas, com um total de 191 passageiros e 13 membros da tripulação a bordo. Durante o voo, a mulher começou a sofrer dores de parto prematuras. A tripulação deslocou vários passageiro para os assentos da frente e a parte traseira do avião tornou-se uma sala de partos. Toda a área foi fechada com uma tela de privacidade.

O nascimento prosseguiu sem complicações, auxiliado por membros da tripulação de cabine e três médicos que estavam a bordo. A nova mãe Desislava K. agradeceu à equipe da ajudantes e baptizou o seu filho com o nome Nikolai – o mesmo nome que um dos médicos.

Para colocar a mãe e o seu filho nos cuidados médicos o mais rápido possível, o capitão decidiu fazer uma paragem em Manchester, onde aterraram às 13:09 hora local, agora com 192 passageiros à chegada. Logo que a mãe e o bebé estavam com segurança nas mãos dos paramédicos, o capitão descolou novamente para o Aeroporto de Frankfurt. Este voo extraordinário aterrou em Frankfurt às 17h28, hora local.

Os nascimentos a bordo são bastante raros. Este foi o 11º nascimento num voo da Lufthansa desde 1965. A tripulação de cabine recebe regularmente formação em primeiros socorros, que também inclui medidas iniciais e instruções sobre o uso de materiais e instrumentos médicos para um possível nascimento a bordo. As companhias aéreas Lufthansa recomendam que as mulheres grávidas consultem o seu ginecologista sobre o próximo voo. As mulheres grávidas com uma gravidez sem complicações podem voar na Lufthansa até ao final da 36ª semana de gravidez, mas a partir da 28ª semana em diante, é recomendável levar um certificado actualizado de ginecologista.

Publicado em Companhia Aérea nos temas .