Azul investe 90 milhões euros na TAP correspondendo a 40%

caudas da TAP e Azul que fizeram codeshareA Companhia Azul Linhas Aéreas Brasileiras investiu aproximadamente 90 milhões de euros em títulos convertíveis em acções preferenciais da TAP Portugal, o que dará à companhia aéreal low cost do Brasil o direito de deter aproximadamente 40% do valor económico da TAP quando forem efectuadas as conversões dos títulos, caso sejam aprovados pela Autoridade Nacional da Aviação Civil de Portugal (ANAC).

Na Assembleia-geral do dia 8 de Março os accionistas da TAP (Consórcio Atlantic Gateway e Parpública) aprovaram a emissão de 120 milhões de euros em obrigações convertíveis em acções. A 1ª de 90 milhões foi a agora subscrita pela Azul Linhas Aéreas, enquanto a segunda de 30 milhões deverá ser subscrita até 20 de Junho pela Parpública.

O investimento agora realizado pela Azul decorre do acordo de 450 milhões de dólares do grupo chinês HNA, anunciado no fim de 2015, quando o conglomerado chinês concordou tornar-se o mais novo accionista da Azul com 23.7% do valor da companhia aérea brasileira.

O investimento na TAP Portugal foi um dos requisitos do acordo negociado entre a Azul e o grupo HNA.

A nota de impressa da Azul Linhas Aéreas da qual David Neelman é sócio, afirma que: “Acreditamos que este investimento fortalece os interesses comuns entre a companhia, a TAP e o HNA Group e abre espaço para explorar ainda mais acordos comerciais, negociações conjuntas, parcerias para optimização de frota e oportunidades globais de trabalho e carreira para seus tripulantes. Tudo sempre com aprovação das autoridades competentes.”

Publicado em Companhia Aérea nos temas , .