A Airbnb lançou diversas categorias para classificar os alojamentos na sua plataforma e um programa de fidelização para os seus clientes. As novas categorias são casas de férias, Espaço único, B&B (Bed & Breakfast) e Boutique que darão à empresa um nível de detalhe sem precedentes na indústria de viagens, disse em comunicado.
Com estes dois lançamentos é notório que a linha que separa a Airbnb do mercado hoteleiro tradicional continua a desvanecer-se cada vez mais. O seu modelo está a aproximar-se mais da indústria hoteleira convencional com o lançamento de novos tipos de propriedade e um programa de fidelização de hóspedes. Também posiciona a empresa directamente no no segmento principal, lutando pelos mesmos clientes que as empresas tradicionais de hotelaria.
“Nós queremos ter padrões mais rigorosos de hospedagem. Grupos que oferecem hospitalidade em massa, que não oferecem personalidade, que não se preocupam com o que nos preocupa – eles não encaixam nos nossos padrões, e terão de encontrar outro lugar para fazerem os seus negócios “, disse o CEO Brian Chesky da airbnb.
Esses padrões vão ser agrupados em duas novas plataformas – Airbnb Plus e Beyond by Airbnb. Os alojamentos potenciais do Airbnb Plus serão inspeccionados pessoalmente a nível de qualidade e conforto e serão lançados com 2.000 casas em 13 cidades. Estas casas serão verificadas em relação a critérios exigentes, tais como limpeza, conforto e design.
O programa Beyond by Airbnb contará com “experiências personalizadas e hospitalidade de classe mundial” com alojamentos de luxo, apoiada pela recente aquisição do portefólio de aluguer de férias Luxury Retreats. Beyond by Airbnb será lançada mais tarde durante a Primavera.
A empresa também anunciou um próximo lançamento de um programa de fidelização de hóspedes que oferece benefícios aos clientes frequentes, embora ainda tenham sido revelados poucos detalhes. Começará com uma fase de teste no final deste ano para 10 mil clientes.